Luiz Fernando Gusmão é homenageado

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h02
18/03/2015 – O empresário Luiz Fernando Gusmão, ex-diretor de Projetos Especiais do Grupo Sinos, e seus colaboradores foram homenageados na sessão desta quarta-feira, 18, pelo trabalho realizado em prol da comunidade hamburguense, principalmente pelo projeto ABC Alfabetizando. A autora do requerimento, Patrícia Beck (PTB), emocionou-se ao utilizar a tribuna. “O que seríamos de nós sem os sonhadores, aqueles que tiveram coragem de ousar? É preciso ter garra para tornar os nossos sonhos realidade.”

A ex-secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, destacou que saber ler e escrever é um direito de todos os cidadãos, mas que, há alguns anos, havia cerca de 9 mil pessoas analfabetas em Novo Hamburgo. O projeto ABC Alfabetizando teve como objetivo para reverter essa situação, com resultados expressivos.

Falas dos vereadores

Fufa Azevedo (PT) falou sobre a importância de vivermos as nossas vidas tentando fazer o bem e ajudar as pessoas. “Por isso, quero parabenizar o senhor pela sua história. Tomara que eu consiga fazer ao menos a metade.” Raul Cassel (PMDB) disse que atuou buscando a sensibilização das pessoas para que procurassem a alfabetização. “Isso faz uma grande diferença no dia a dia”, pondera. Roger Corrêa (PCdoB) ponderou acerca da importância tanto da comunicação como da educação. “Quero lhe agradecer por todo esse trabalho e por todas essas construções coletivas.” Professor Issur Koch (PP) afirmou que cerca de 17 mil pessoas, em toda a região, foram beneficiadas com o projeto. “A educação, para mim, é a única maneira de resgatarmos a cidadania”, frisou Gerson Peteffi (PSDB). O presidente da Casa, Enfermeiro Vilmar (PR), disse desejar ao homenageado muita saúde e sabedoria para que continue trabalhando pelo bem dos hamburguenses. 

Vida e família ligadas a Novo Hamburgo

Gusmão disse ver a homenagem como uma oportunidade para agradecer a todos os que ajudaram a tornar o projeto uma realidade. Ele destacou que sua família está ligada à história e ao desenvolvimento de Novo Hamburgo – e que sua vida também está fortemente ligada à cidade. “A única certeza que temos é que um dia teremos de ir embora, então temos de ter a certeza de que nosso tempo será bem aproveitado.” 

Saiba mais sobre o projeto ABC Alfabetizando aqui