- Lomba Grande terá rua chamada Paulino Hartmann

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h01
23/08/2012 – Projeto de Jesus Maciel foi aprovado em segundo turno

A rua 7 do Loteamento Jardim da Figueira, no bairro Lomba Grande, deverá se chamar Paulino Hartmann. Essa homenagem ao comerciante do bairro Ideal está prevista no Projeto de Lei n° 75/2012, de Jesus Maciel (PTB), aprovado em segundo turno nesta quinta-feira, 23. A placa denominativa deverá conter os dizeres “Rua Paulino Hartmann – Benfeitor do Município”.

Familiares de Hartmann acompanharam a votação. “Pessoas que trabalham para a comunidade merecem ser lembradas, para ser um exemplo a todos”, frisou o petebista. Jesus também frisou que o ato de dar nomes às vias beneficiam os moradores.

Histórico

Paulino Hartmann nasceu em 1901 em Montenegro, onde trabalhou como agricultor. Casou-se em 1920 com Hilda Verônica Hartmann, com quem teve seis filhos. Veio a Novo Hamburgo em 1960, residindo na rua Machado de Assis, 510. Aqui, trabalhou com seu filho Antomar (ex-presidente e várias vezes tesoureiro da Associação dos Amigos do Bairro Ideal) no primeiro armazém da localidade. No começo dos anos 1980 doou terrenos para a criação da rua Luiz Pereira Roque. Faleceu no dia 1° de agosto de 1984, aos 83 anos de idade.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (rejeitado) pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.