- Lomba Grande terá rua chamada José Rude Walzburger – Pastor Rude

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h01
27/09/2012 - O Projeto de Lei nº 85/2012, de Raul Cassel (PMDB), foi aprovado em primeiro turno nesta quinta-feira, 27.

A rua 6 do Loteamento Jardim Figueira, em Lomba Grande, deverá se chamar José Rude Walzburger. A placa denominativa deverá conter os dizeres “Rua José Rude Walzburger – Pastor Rude”.

Histórico

José Rude Walzburger era natural de Anitápolis, Santa Catarina. Filho de Waldemiro e Thea Walzburger, nasceu em 7 de maio de 1970. Na infância, mudou-se para Florianópolis, onde estudou até completar o Ensino Médio. Ainda jovem, destacou-se por seu carisma e pela capacidade de liderança. Participou de movimentos estudantis e do Instituto Estadual de Educação de Florianópolis e atuou como líder do Grupo Jovem da Comunidade Evangélica da IECLB, onde encontrou sua vocação para pastor. Entretanto, para estudar Teologia era preciso que se mudasse para São Leopoldo.

Em 1983, casou-se com Liani Kegler Walzburger. Em 1984, ainda estudante de Teologia, passou a trabalhar como pastor na Comunidade Evangélica da Ascensão, em Novo Hamburgo. Teve duas filhas: Raquel e Ana Carolina.

Em 1987, a família mudou-se para Tubarão, Santa Catarina, local em que Pastor Rude, como era conhecido, ministrou até 1992. Naquele mesmo ano, a família mudou-se para a Alemanha, pois José Rude havia sido selecionado para um programa de pós-graduação. Realizou estudos de especialização em Terapia Familiar, na Universidade de Erlangen, na Baviera.

Em 1997, após o retorno ao Brasil, assumiu a pastoral da IENH, em Novo Hamburgo. Na instituição, trabalhou como pastor, auxiliando e orientando alunos, pais e funcionários, sempre enfatizando o poder da fé em Cristo. Em suas mensagens semanais, procurava tratar de temas da fé, integrando-os com a vida e as relações cotidianas.

No ano de 2001, o Pastor Rude foi acometido por uma doença degenerativa, que tinha como principal consequência a atrofia muscular e a desaceleração do sistema motor. Mesmo apresentando dificuldades de fala e de locomoção, jamais deixou de pregar a palavra e de transmitir suas mensagens. Em fevereiro de 2003, recebeu o prêmio PPL, instituído pela Coordenação Nacional da Pastoral Popular Luterana, na categoria Espiritualidade da Libertação. Em 21 de março daquele ano, faleceu em sua residência, em Novo Hamburgo.

 

Leia aqui o PL completo