Liga Feminina de Combate ao Câncer é homenageada por seus 30 anos

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h01
17/09/2014 – A Liga Feminina de Combate ao Câncer foi homenageada na sessão desta quarta-feira, 17, por seus 30 anos. O autor do requerimento, Raul Cassel (PMDB), destacou que a entidade faz uma grande diferença na saúde do município. Segundo ele, são atendidas pessoas de baixa renda que moram na cidade diagnosticadas com qualquer tipo de câncer. Hoje, são 389 pacientes apoiados.

Cassel frisou que o trabalho da Liga é feito por voluntários, que trazem as mais diversas formações. Além do trabalho com os pacientes, são realizadas ações de esclarecimento para toda a comunidade. Médico, o vereador aproveitou para ressaltar a importância da prevenção.

Professor Issur Koch (PP) parabenizou e agradeceu os voluntários pelo trabalho que fazem “Há dois tipos de cidadãos: os que sentam e reclamam e os que se levantam e fazem. Para que quer trabalhar e ajudar, tem muito espaço. A responsabilidade de ajudar o próximo é de cada um”, disse. Enfermeiro Vilmar (PR) também louvou o trabalho dos voluntários. Ele citou alguns dados sobre o número de casos de câncer no Estado, e também destacou a importância da prevenção. “Nos meus mais de 30 anos no serviço público de saúde, a Liga sempre foi meu esteio”, relatou Gerson Peteffi (PSDB), que também é médico. “O trabalho de vocês é nobre, belo e divino.”

Cassel entregou uma placa comemorativa à presidente da Liga, Teonísia Reichert, que agradeceu a homenagem e falou um pouco sobre a história da entidade. Na primeira década, os voluntários utilizavam um trailer para levar exames aos bairros mais carentes da cidade. “Temos, hoje, uma Liga forte e totalmente informatizada, ainda baseada no trabalho voluntário.”   

Saiba mais sobre a Liga Feminina de Combate ao Câncer aqui.