Legislativo hamburguense adere ao Outubro Rosa
“Que o rosa transmita a todas as mulheres a necessidade de se prevenir de toda e qualquer doença, através de exames preventivos periódicos – e que o azul passe a mesma mensagem aos homens. E que todos se conscientizem sobre a importância de se cuidar da alimentação, de se fazer exercícios e evitar os vícios”, afirmou a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Teonísia Reichert.
No dia 23 de setembro, o presidente do Legislativo, Antonio Lucas recebeu Teonísia e a coordenadora do departamento educacional da entidade, Lourdes Galeazzi Ali Odes. Durante o encontro, elas entregaram um documento contendo o histórico da instituição, estatísticas de Novo Hamburgo quanto aos tipos de câncer e sua incidência, o número de atendimentos e a quantidade de medicamentos repassados aos pacientes, entre outros.
Campanha
No dia 3 de outubro, integrantes da Liga ocuparam a tribuna a convite de Antonio Lucas. Teonísia salientou que o número de casos de câncer tem aumentado em todo o mundo “Contudo, é possível falar de cura quando o diagnóstico for precoce. Por isso, o autoexame deve ser rotina. Ele não substitui, porém, o exame feito por médicos.” Neste mês, as mulheres interessadas em realizar mamografias deverão procurar o posto de saúde mais próximo de suas casas e requisitar o exame. Em novembro, homens poderão realizar exames de sangue gratuitos, que também devem ser solicitados nos postos de saúde. “A Prefeitura disponibiliza ainda, gratuitamente, material preventivo como camisinhas femininas e masculinas”, disse a presidente.
As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul são realizadas em Novo Hamburgo pela Liga Feminina de Combate ao Câncer em parceria com o Hospital Regina e com apoio da Prefeitura Municipal.
Saiba mais aqui: https://www.facebook.com/LigaFemininaNH
TV Câmara
Você pode conferir no canal da TV Câmara no YouTube www.youtube.com/tvcamaranh a entrevista concedida pelas integrantes da Liga ao Programa Vitalidade, da TV Câmara - Canal 16 da NET, conduzido pela jornalista Tatiane Lopes de Souza.