Jornalista fala sobre Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h01
20/04/2016 – O jornalista Martin Behrend participou da sessão desta quarta-feira, 20, para falar sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio. Ele salientou que os jornalistas ao redor do mundo são alvo por dizer verdades incômodas – muita vezes sendo sequestrados e até assassinados. “Isso é inadmissível. A função fiscalizadora da imprensa é essencial.”

Behrend disse que pesquisou sobre o tema nos últimos anos e descobriu que a liberdade de imprensa está diretamente ligada ao desenvolvimento de um país. Dados do Reporters Without Borders provam essa afirmação: os 15 países com mais liberdade de imprensa são os mais desenvolvidos do mundo, como Finlândia, Noruega, Dinamarca, Alemanha. “O Brasil é o sexto país que mais mata jornalistas no mundo. O Brasil é mais perigoso para a imprensa do que alguns locais em guerra.”

No fim, Behrend contou que, há dois anos, foi excluído do mailing oficial da Prefeitura. “Já fui em pauta na Prefeitura que fecharam a porta na minha cara. O que me chateia é o silêncio da maioria da comunidade e até mesmo desta Casa.” Ele sugeriu que os vereadores façam uma moção de repúdio a essa situação.

 

Tribuna Popular Durante as sessões, pessoas previamente inscritas, visitantes e pessoas convocadas para prestar informações podem falar no espaço chamado Tribuna Popular. De acordo com o Regimento Interno, a palavra só pode ser concedida pelo Presidente da Câmara. As inscrições para utilizar o espaço podem ser feitas na Secretaria, por meio do preenchimento de uma solicitação, que vai passar por aprovação do Presidente. As datas serão estabelecidas de acordo com a agenda.

 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

 

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh