Jayme Alano será nome de rua em Lomba Grande

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h01
28/04/2014 – A rua 1 do Loteamento Mariza, no bairro Lomba Grande, terá o nome de Jayme Alano. É o que prevê o Projeto de Lei nº 189/2013, de Sergio Hanich (PMDB), aprovado em segundo turno na sessão desta segunda-feira, 28. Na tribuna, o vereador destacou dois projetos de autoria do homenageado: um isentando da taxa de limpeza pública os contribuintes cujas residências não eram atendidas pelo serviço, e outro concedendo redução de impostos a estabelecimentos que mantivesse aprendizes.

Histórico
Jayme Alano nasceu no dia 19 de Agosto de 1932 na cidade de Taquara. Filho de Bazilio Alano e Maria Candida Alano, casou-se com Onice Verginia Alano em Novo Hamburgo e teve oito filhos. Morador do bairro Operário, trabalhou no setor calçadista, destacando-se pelo acabamento do sapato Luíz XV. Foi um dos fundadores do MDB, tornando-se vereador por dois mandatos: de 1960 a 1963 e de 1964 a 1967. Foi presidente da Câmara em 1964 e em 1966. Aposentou-se como chefe do gabinete do então prefeito Eugênio Nelson Ritzel em 1978.

Para o projeto virar lei
Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.
Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (rejeitado) pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.