Integrantes da Comissão de Saúde fazem uma série de questionamentos ao secretário e à diretora da FSNH

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h01
18/07/2016 – Na tarde desta segunda-feira, 18, os integrantes da Comissão de Saúde – Naasom Luciano (PT/presidente), Patrícia Beck (PPS/relatora) e Sergio Hanich (PMDB/secretário) – reuniram-se com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, e com a diretora presidente da Fundação Municipal de Saúde Pública, Simone Zucolotto. Os parlamentares apresentaram uma série de questionamentos sobre o atendimento aos pacientes da rede pública de Novo Hamburgo. Membros da comunidade acompanharam o encontro.

Serjão perguntou por que ainda não foi colocado um toldo no Pronto Atendimento (PA). De acordo com o secretário, os atendimentos feitos ali serão todos realizados na nova UPA no Centro, que ainda não está pronta, e a atual estrutura do PA poderá se tornar uma unidade básica de saúde ou ainda abrigar alguma outra atividade da pasta. O vereador perguntou então sobre os repasses para esta obra. Segundo Lima, eles ainda não foram feitos pelo governo federal, e o prefeito foi recentemente a Brasília tratar desse tema. O parlamentar apontou que a construção do Centro Especializado de Reabilitação está passando por um problema semelhante – ou seja, não recebeu as verbas federais.

A assessora de Serjão, Sílvia Silva, também quis saber por que andam acontecendo tantos problemas na parte de rouparia. Simone apontou que a empresa licitada tem tido dificuldades logísticas, e afirmou que medidas administrativas estão sendo tomadas.

Patrícia perguntou por que o tomógrafo ainda não está à disposição da comunidade, pois o aparelho teria sido adquirido em 2012. Simone apontou que o aparelho já está instalado, e que atualmente estão sendo realizados testes e o treinamento da equipe. A demora, destacou, deveu-se às obras que estão sendo executadas dentro da casa de saúde.

A vereadora também mostrou-se preocupada com um possível fim da equipe de saúde mental do hospital. A diretora explicou que a equipe segue seu trabalho e que não houve redução do número de leitos para esta área. Contudo, a psicóloga agora atua por meio de consultoria. Novo Hamburgo recebe, para este serviço, recursos federais e estaduais.

Patrícia questionou a falta de uma pessoa exclusiva para o posto de diretor de administração hospitalar, que atualmente é ocupado também por Simone. A diretora salientou que tem a formação necessária, mas que o preenchimento destes postos não é decisão sua.

O funcionamento do Samu no Município foi o tema de outra demanda da parlamentar. “Fizemos uma denúncia para o Ministério Público e nada melhorou.” Simone disse que foram feitas adequações à lei trabalhista na rotina das equipes. Ela apontou que, quando a equipe da unidade de suporte avançado está de folga, pode ser descolado um enfermeiro do hospital para o atendimento. Patrícia retrucou que isso não deveria acontecer. Segundo a vereadora, esse deslocamento de profissionais está prejudicando quem está internado.

Outra pergunta de Patrícia foi sobre a denúncia de falta de funcionários feita ao Poder Judiciário pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (CorenRS). Susana afirmou que a liminar foi indeferida. “No Estado, não existe nenhuma ação do Coren que foi procedente”, disse Susana. Segundo ela, a entidade não define padrões, apenas recomenda.

Patrícia salientou estar preocupada com a demora na construção do Anexo 2 do Hospital Municipal. A diretora ponderou que todo o planejamento é bastante complexo. Segundo ela, será um prédio com cinco andares, que abrigará, entre outras coisas, um bloco cirúrgico e uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Os estudos iniciaram-se em 2012, e o projeto teve de passar pela aprovação da Vigilância Sanitária. Os recursos foram captados depois e, de acordo com Susana, não há o risco de perdê-los. “É muito complexo, mas não ficamos parados. Agora estamos trabalhando no detalhamento da licitação.”

O vereador Naason conduziu o encontro. Foram feitas ainda outras perguntas ao secretário e à diretora.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh