Instituição Evangélica poderá ser patrimônio histórico-cultural imaterial

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h01
25/04/2013 – O Projeto de Lei nº 12/2013, de Raul Cassel (PMDB), que autoriza o Executivo a declarar a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH patrimônio histórico-cultural imaterial da cidade, foi aprovado em segundo turno nesta quinta-feira, 25, por unanimidade.

O que é patrimônio imaterial

Cassel destaca que a Constituição Federal, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial. “Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas”, explica, frisando que esta definição está em consonância com a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em 2006.

 

A história da IENH

O vereador afirma que a história da IENH – integrada atualmente pelas unidades Pindorama, Oswaldo Cruz, Fundação Evangélica e Igrejinha – está intimamente ligada à chegada dos imigrantes alemães e à formação de comunidades evangélicas de Novo Hamburgo. A Escola da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho, hoje Unidade Pindorama, foi fundada em 1832, nos primórdios da existência da comunidade. Em 1886, as irmãs Lina e Amália Engel fundavam a escola feminina, cuja administração e patrimônio posteriormente foi destinado ao Sínodo Rio-grandense, dando início à Fundação Evangélica em 1895, com o nome de "Evangelisches Stift". Ficou assim por 66 anos, até 1961. E, em 1896, a Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo fundava a sua escola, posteriormente denominada Escola Evangélica Oswaldo Cruz.

Desde 2000, a IENH oferece cursos técnicos através do Centro de Educação Profissional nas unidades Fundação Evangélica e Oswaldo Cruz sediam as aulas dos cursos. Já em 2008, foi inaugurada a Unidade Igrejinha, com cursos técnicos específicos para atender a demanda do mercado de trabalho do Vale do Paranhana. Em 2007 foi criada a Faculdade IENH, cujas aulas ocorrem na Unidade Fundação Evangélica. Atualmente, são oferecidos os cursos de Administração, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Psicologia e Tecnologia em Redes de Computadores.