- IENH é homenageada pelos seus 180 anos

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h01
04/09/2012 - A sessão solene foi realizada no Plenário da Casa Legislativa.

Na noite do dia 4 de setembro, a Câmara Municipal, por meio de requerimento do vereador Raul Cassel (PMDB), homenageou os 180 anos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). Ao abrir a solenidade, o presidente Gilberto Koch (PT) destacou que é uma honra prestar esse reconhecimento, pela importância do trabalho desenvolvido pela entidade no Município.

 

Estavam presentes o diretor-geral da IENH, professor Seno Leonhardt, o presidente da Mantenedora, Afonso Licório Frohlich, e a diretora de educação, Rosângela Thiesen, representando o secretário de educação, Alberto Carabajal. Prestigiaram o evento os vereadores Jesus Maciel (PTB), Anita Lucas de Oliveira (PT) e Gerson Peteffi (PSDB), além de grande público.

 

Cassel citou a emancipação de NH, há 85 anos, e comparou com o trabalho desenvolvido pela IENH. “Foi aqui que identificaram e edificaram escolas e igrejas. Construíram Hamburgo Velho e Novo Hamburgo. Ao longo de 180 anos vem formando as principais lideranças e potenciais intelectuais da região. A IENH é um espaço de educação, com princípios religiosos. Oferece cursos da educação infantil ao ensino superior”, ressaltou o autor da homenagem. O vereador relembrou aspectos importantes da história da instituição, identificando traços de pioneirismo, e contou histórias curiosas que marcaram esses quase dois séculos. “Grandes transformações se deram ao longo dos tempos. Vida longa a essa que é a primeira instituição de ensino do nosso Município. É uma alegria parabenizar pelas conquistas e por essa história pujante que, com certeza, continuará construindo.”

 

Jesus destacou que os objetivos só são atingidos pela edução. “E a IENH faz isso com qualidade. A educação é o caminho”, disse, ressaltando o profissionalismo e a qualificação dos que trabalham na entidade. “Estão sempre inovando com responsabilidade para o crescimento da nossa comunidade. Tenho certeza que pensam, a cada dia, em um futuro melhor.” Jesus falou também em nome do vereador Sergio Hanich (PMDB), que não pode estar presente à solenidade.

 

Peteffi lembrou os mais de 1800 alunos das quatro sedes sob coordenação da IENH. “A homenagem é singela, mas de coração. Os imigrantes trouxeram um dos maiores bens consigo: a educação. Eu vejo princípios como o respeito e a sapiência nessa instituição. Apego à cultura, aos valores”, enfatizou. “Os alunos dessa instituição são um orgulho para nós.”

 

Betinho falou em nome da bancada no PT. “Os alunos têm trazido grandes conquistas para o Município. Eu quero deixar nosso abraço a essa instituição. Parabéns por tudo o que foi feito. Essa história vai perdurar por muito tempo pela qualidade da IENH”, apontou.

 

Cassel e demais vereadores entregaram uma placa em homenagem à instituição. Após, os alunos do terceiro ano do ensino fundamental do currículo bilíngue das unidades Pindorama e Oswaldo Cruz interpretaram duas canções sob a coordenação da professora de música Michele Andrioli Batista.

 

Agradecimento

 

O diretor-geral da IENH, professor Seno Leonhardt, buscou na história fatos que influenciaram o presente e detalhou importantes acontecimentos que marcaram a trajetória da instituição evangélica. “Sempre com pioneirismo e inovação”, disse. “Trazemos a família para dentro da escola”, acrescentou, lembrando ainda a alta qualificação dos professores que atuam na entidade. “O que permanece é o espírito comunitário. Somos uma escola de vanguarda. Uma instituição de 180 anos fiel aos seus princípios, mas sempre um passo a frente do nosso tempo. Obrigada comunidade de Novo Hamburgo por tudo que fizeram por nós.”

 

No final da sessão, profissionais da IENH entregaram uma lembrança a Betinho e Cassel agradecendo a homenagem.