Guarda Municipal é homenageada por seus 22 anos
Contudo, ela não foi extinta devido ao clamor da população: os hamburguenses fizeram uma passeata e um abaixo-assinado, que contou com mais de 4 mil nomes. “Acredito que a Guarda Municipal de Novo Hamburgo cumpre um papel de grande importância na segurança, e é modelo para o Estado e para o Brasil.”
Farias afirmou que a Guarda Municipal hamburguense tornou-se referência nacional pela qualificação de seus integrantes. “Pela forma como se portaram ao longo desses 22 anos e pela união com que sempre conviveram.” O vereador disse que, há duas décadas, era contra a criação da Guarda Municipal. Na época, ele atuava na Brigada Militar. Com o tempo, porém, percebeu que a instituição é uma grande parceira no combate aos delitos.
Inspetor Luz (PMDB) lembrou que a Guarda Municipal foi criada pelo PMDB e, desde lá, só evoluiu. “O começo foi difícil, houve uma briga jurídica ferrenha.” Policial civil, Luz também salientou a importância dessa corporação para a cidade.
Patrícia Beck (PTB) relatou que, em sua atuação como vereadora, nunca ouviu nenhuma queixa sobre a Guarda Municipal. “Espero que o presente de vocês seja melhorias nas condições de trabalho, e que possam ser ainda mais reconhecidos.”
Professor Issur Koch (PP) destacou que os estudantes sentem-se seguros com a presença da Guarda Municipal perto das escolas. Ele ainda falou sobre a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 534/2002, que altera o artigo 144 da Constituição Federal, ampliando o papel das guardas municipais e permitindo ainda a criação da guarda nacional.
O inspetor-chefe da Guarda Municipal, Marcos dos Santos, destacou que, hoje, são 35 escolas que recebem cobertura da Guarda Municipal – algumas 24 horas por dia. “Talvez não estejamos em todos os locais que deveríamos, mas tentamos fazer o melhor.” Estavam presentes o inspetor Émerson Edinei Lopes e a inspetora-chefe do Departamento de Trânsito, Luiza Schmidt.