- Grupo de Apoio Oncológico Mãos Dadas é homenageado
Diversas participantes e voluntárias vieram à Câmara e, além de cantar no Plenário, distribuíram fitinhas cor-de-rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. Anita Lucas de Oliveira (PT) é autora do requerimento.
Anita, falando em nome da sua bancada e do PSDB, PP, PDT e PCdoB, contou que o grupo surgiu em 2006, por iniciativa de uma psicóloga e de uma enfermeira da rede pública da cidade. “Havia a necessidade de dar acolhimento e suporte a mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama, entre outros.” Ela leu o nome de todas as participantes e voluntárias e destacou que, nos encontros, realizados às segundas e terças-feiras, elas fazem aulas de artesanato, teatro e canto, além de trocar informações e experiências.
A vereadora também apontou que os números relativos ao câncer de mama em Novo Hamburgo são alarmantes. Por ano, entre 2000 e 2010, morreram em média 15 mulheres vítimas da doença. E, a cada ano, cerca de 30 mulheres recebem o diagnóstico. Atualmente, há cerca de 60 participantes no grupo – que já acolheu mais de 150 pessoas.
Raul Cassel, em nome do PMDB, falou sobre a importância dessa iniciativa para a qualidade de vida dos pacientes – e cobrou uma atitude semelhante por parte dos homens, lembrando que o câncer de próstata também é uma doença que afeta muitos cidadãos hamburguenses. “Que continuem fazendo isso e sejam exemplo”, disse às integrantes do grupo que estavam presentes.
Maria do Carmo dos Reis, falando em nome do grupo, agradeceu a iniciativa.