Gabinete: Roger representa a Câmara no seminário sobre patrimônio histórico

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h01
28/07/2015 – Roger Corrêa (PCdoB) representou a Câmara no seminário Patrimônio Histórico e Tombamento Nacional: aberturas, desdobramentos e desafios à cidade. A atividade foi realizada, pela Secretaria de Cultura e integra a programação dos 10 Dias de Imigração Alemã. Entre os temas abordados estão as mudanças que o tombamento traz para a cidade, as dúvidas de moradores e comerciantes do Centro Histórico de Hamburgo Velho e as experiências de quem vive e atua em sítios reconhecidos.

O seminário contou com a presença do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Eduardo Hahn, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão, Alencar Porto, e a diretora de Cultura de Ivoti, Fernanda München Brachtvogel. Além disso, o curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Ângelo Reinheimer, e o empresário e produtor cultural Rafael Roos, que possui um estabelecimento comercial em Hamburgo Velho, contaram suas experiências.

Corredor Cultural

Em maio deste ano, cerca de 70 imóveis localizados no bairro Hamburgo Velho e o acervo do artista Ernesto Frederico Scheffel foram reconhecidos pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional. Em junho, a Secretaria de Cultura iniciou o trabalho de notificação dos moradores e estabelecimentos localizados no Corredor Cultural (área, que inicia na Praça 20 de Setembro, na rua Júlio de Castilhos, até a General Osório divisa com a General Daltro Filho) para o processo de tombamento estadual pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphe).

 

*Matéria enviada por Fernanda Seger, estagiária de Jornalismo no gabinete de Roger Corrêa.