Gabinete: público participa de reunião sobre causa animal com Fufa Azevedo

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h01
19/06/2015 – Fufa Azevedo (PT) promoveu um encontro com a população hamburguense na noite desta quinta-feira, 18, para falar sobre os direitos dos animais na cidade. A reunião ocorreu no Plenarinho da Câmara com mais de trinta participantes. Entre eles, protetores dos animais, simpatizantes com a causa e especialistas, como o diretor de Proteção Ambiental da Prefeitura, Volnei Campagnoni, a diretora geral do Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA), Maria Luíza Nunes, e o coordenador da Organização pela Dignidade dos Animais Abandonados (ONDAA), Leandro Mello.

Após uma breve apresentação do público presente, o vereador ressaltou a importância do encontro quando o País enfrenta uma parcialidade política. "Esse debate é humanizador, e é decente que o façamos", afirmou. Sobre o comprometimento com a causa animal, Maria Luíza reforçou que os protetores devem participar dos debates e questionar de forma concreta, não somente na internet.
Maria Luíza defendeu ainda que o animal é um ser senciente, ou seja, que é capaz de sofrer e sentir prazer. Por conta disto, declara que o maior problema atual são os maus-tratos, além do abandono. Para Fufa, essas questões são de natureza cultural e social. Em concordância, Maria Luíza sugere que se eduquem os cidadãos, tratando do tema nas escolas. Leandro Mello enfatizou: "A questão animal é também uma questão de saúde e de educação."
A reunião finalizou com participação do público e o compromisso de realizar novos encontros para debater questões técnicas com os especialistas e protetores.
O que está sendo feito na cidade

Volnei Campagnoni, que trabalha no Canil Municipal, ressaltou que o novo ambiente em Lomba Grande está atendendo as demandas da cidade. Ele mostrou algumas reclamações sobre o canil nas redes sociais e explicou o seu funcionamento. De acordo Campagnoni, o espaço prioriza os animais doentes e machucados, tratando-os e os disponibilizando para a adoção. "Não somos um depósito de animais, somos uma casa de passagem para os animais que sofrem maus tratos", reafirma.
Além da mudança de endereço por questão de segurança, Volnei contou em detalhes as mudanças no Canil Municipal, como o reaproveitamento de postes trocados em Novo Hamburgo e parcerias com outros órgãos para viabilizar o espaço. Outra iniciativa da Prefeitura foi a readaptação de um antigo ônibus escolar para um ônibus de educação ambiental, usado para levar profissionais até as escolas para palestrar sobre animais e maus-tratos – e também para levar a população para conhecer os loais de regaste.

*Matéria enviada por Bianca Lopes, estagiária de Jornalismo no gabinete de Fufa Azevedo.