Gabinete: Projeto Cultura Viva de Fufa e Roger é debatido em reunião
A proposta tem o objetivo de incentivar a cultura municipal, oferecendo oportunidades de financiamentos a grupos que ainda não são reconhecidos como um ponto de cultura. Durante a reunião, Roger trouxe ao debate qual seria a melhor forma de tramitação do projeto. Anton afirmou que a Cultura Viva, lei aprovada em nível federal e estadual, foi sempre apresentada pelas Casas Legislativas.
Ribas e Pereira questionaram qual seria o diferencial deste projeto, pois já existe um fundo municipal para grupos culturais, embora tenha muita burocracia. Beto, que representou o vereador Fufa, explicou que este processo facilita o reconhecimento de um ponto de cultura, pois os grupos fazem um cadastro online e são analisados por uma comissão específica. Atualmente, para um projeto receber apoio, tem que esperar a abertura de editais para concorrer.
"A Cultura Viva é para que os grupos culturais se vejam, se reconheçam e troquem conhecimentos entre si", afirmou Beto. Por fim, Guerguen combinou novas reuniões com os conselhos de cultura e especialistas, antes que o projeto seja levado ao Plenário.
* Matéria enviada pela estagiária de Jornalismo Bianca Lopes, do gabinete do vereador Fufa Azevedo.