Gabinete: Serjão afirma que prefeito coloca transparência em risco na saúde

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h01
18/04/2016 – Não satisfeito com a promulgação pela Câmara da Lei Municipal nº 2.881/2015, de autoria do vereador Serjão Hanich (PMDB), que busca maior transparência aos usuários do SUS, o prefeito Luis Lauermann ingressou junto ao Poder Judiciário com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Com isto, ele busca suspender os efeitos da lei até decisão judicial, ou seja, não tem a intenção de mudar o quadro da saúde municipal.

serjao1804.jpg

Tal situação é preocupante, frisa o vereador, pois o seu projeto propõe mais transparência à central de marcações da Secretaria de Saúde, disponibilizando as listas de espera de cirurgias eletivas, como varizes, hérnias e vesícula, sendo a consulta feita através do Portal de Transparência do Município. Com a proposta, cada paciente poderá consultar seus dados através do número do cartão do SUS, sendo garantida a privacidade.

“Esperamos que o Judiciário não acolha as intenções do prefeito e permita que a lei seja aplicada, e as informações, disponibilizadas à população de Novo Hamburgo”, disse Serjão.

*Matéria enviada por Lisane Dutra Passos, estagiária de Jornalismo no gabinete de Sergio Hanich.