Gabinete: Jorge Tatsch consegue melhorias para a rua Assunción, no bairro Santo Afonso

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h01
09/09/2015 – Jorge Tatsch (PPS) reiterou, no dia 7 de agosto, o pedido de desentupimento e de limpeza da rede de esgoto da rua Assunción, em frente aos números 299 e 332, no bairro Santo Afonso. E, na manhã de terça-feira, dia 9, o pedido foi executado. “A comunidade estava sofrendo com o esgoto entupido, pois em dias de chuva entrava água nas casas”, explica o vereador.

Tatsch destaca que é preciso evitar que esse tipo de problema. “A preservação começa com a atitude de todos dentro de casa, com cuidado em relação aos resíduos que se joga no vaso sanitário e na pia.”

Veja algumas dicas para manter seu esgoto livre de entupimentos:

Vaso sanitário

Apenas papel higiênico biodegradável pode ser descartado no vaso sanitário, mas em quantidade moderada a cada descarga. Se o papel não for biodegradável, deve ser jogado na lixeira. É muito comum que as pessoas utilizem o vaso sanitário como lixeira, jogando absorventes, fio dental, cotonete, algodão, fios de cabelo, embalagem de sabonete etc. Todos esses itens, ainda que jogados separadamente, podem causar o entupimento de esgoto.

Pia e ralo

Evite que os restos de comida sejam despejados pelo ralo da pia. Você pode utilizar um ralo japonês para evitar que estes resíduos entupam o sifão. Também não despeje óleo de cozinha ou gordura proveniente de alimentos pelo ralo, pois a gordura gruda na parede do cano.

Nas ruas…

Nas ruas, não se deve de maneira nenhuma jogar qualquer tipo de lixo. Isso porque tudo o que é jogado nas ruas acaba indo para bueiros ou caindo em bocas de lobo, causando entupimentos na tubulação do esgoto e, assim, enchentes que destroem vidas de diversas famílias, além de causar transtornos e transmitir doenças graves.

Dicas retiradas do site: http://www.sampexdesentupidora.com.br/blog/quais-sao-as-principais-causas-de-entupimento-de-esgoto/

*Matéria enviada por Carla Fogaça, estagiária de Jornalismo no gabinete de Jorge Tatsch.