Gabinete: Fufa e Henrique Schuster debatem Plano Municipal de Segurança Cidadã
O projeto deve criar um sistema de fóruns regionais abertos à comunidade, separados pelas 12 regiões do Orçamento Participativo, e um fórum municipal para debater o tema. “Cada região irá eleger quatro representantes para o fórum municipal, escolhendo as pautas mais importantes daqueles bairros”, explicou Schuster. A ideia é que os encontros sejam mensais para criar as medidas, implantá-las e monitorá-las.
De acordo com Fufa, antes de mobilizar a população para as reuniões, é preciso pensar em uma forma de comunicação. “Temos que facilitar o entendimento de como funcionará esse sistema, para que as pessoas o compreendam, sintam vontade de participar e criem esse envolvimento comunitário”, afirmou. O vereador sugeriu um formato específico para a região central, pois seu estilo de vida é diferente das comunidades em geral.
Durante a reunião, Schuster apresentou dados sobre a criminalidade no Brasil. “Se o Município estiver presente, oportunizando lazer, cultura e estudo para o jovem, o jovem não irá recorrer ao mundo do crime”, disse. Fufa concluiu que esse projeto pode ter o protagonismo das entidades que já entendem do assunto.
*Matéria enviada por Bianca Lopes, estagiária de Jornalismo no gabinete de Fufa Azevedo.