Gabinete: Fufa Azevedo escolhe homenagear a militante Tia Neiva como Mulher Cidadã
Nascida em Pedro Osório, a militante veio morar em Novo Hamburgo com 30 anos de idade. Trabalhou em uma empreiteira, até que foi chamada pelo prefeito Eugênio Nelson Ritzel em 1977 para trabalhar na Prefeitura, no recadastramento dos imóveis da cidade. Neiva casou e reduziu sua militância para criar os seus quatro filhos. Depois que eles cresceram, tornou-se a primeira mulher presidente da União das Associações Comunitárias de Novo Hamburgo (UAC). "A Neiva realizou e ainda realiza um trabalho muito importante, que é fortalecer essas associações de bairros a fim de construir uma cidade melhor", afirma Fufa.
Sobre receber a notícia de que ganharia um certificado de Mulher Cidadã, Neiva afirmou: "Nunca pensei que isso aconteceria, ainda mais vindo de uma pessoa que eu admiro. Mesmo não sendo do mesmo partido que eu, é uma pessoa muito especial para mim, e o momento é gratificante". A militante ainda falou da importância das associações de moradores, pois nesses espaços não há partido nem religião, e todos têm a mesma voz. "Além de fazer valer seus direitos, ser cidadã é contribuir para que os direitos alheios sejam respeitados", concluiu.
Hoje com 63 anos, Neiva tem em seu currículo a participação em diversas ONGs, institutos e associações. Faz parte da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e trabalha como auxiliar administrativa do PCdoB de Novo Hamburgo. A cerimônia da Mulher Cidadã ocorre nesta quinta-feira, 31, a partir das 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores.
*Matéria enviada por Bianca Lopes, estagiária de Jornalismo no gabinete de Fufa Azevedo.