Gabinete: Enio participa de reunião na Assembleia sobre repasse a hospitais

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h01
20/05/2015 - Os vereadores Enio Brizola (PT) e Patrícia Beck (PTB) participaram na terça-feira, 19, de reunião de trabalho convocada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. A atividade foi liderada pelos deputados estaduais Valdeci Oliveira e Tarcísio Zimmermann, presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde, respectivamente. O encontro reuniu representantes de hospitais que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar de uma série de preocupações em relação aos cortes de repasse financeiro por parte do governo estadual, bem como do encerramento dos contratos hoje vigentes.

Estiveram representados os hospitais 100% SUS dos municípios de Canoas, Rio Pardo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São José do Norte, Montenegro, Esteio, Sapucaia do Sul, Erechim, Parobé e Tramandaí.

Os dirigentes foram unânimes em destacar a importância da política de incentivos financeiros mantida pelo governo do Estado desde 2013, o que, segundo eles, foi decisiva para o equilíbrio financeiro e o custeio das instituições. Apontaram também que, graças a esses repasses, muitas ampliações e melhorias foram realizadas nas casas de saúde.

Ao aplaudir a iniciativa, o vereador Enio Brizola considerou: “Saí daquela reunião com uma grande preocupação. Segundo os dirigentes hospitalares, a Secretaria Estadual da Saúde cortou 50% dos recursos devidos aos hospitais, a partir de abril/2015. Só para o hospital municipal de Novo Hamburgo, o Estado deixou de repassar R$ 1.429.716,56. A continuidade desses cortes poderá causar grandes dificuldades para o atendimento à população”.

Entre os encaminhamentos da reunião, por sugestão do deputado Tarcísio Zimmermann, a equipe da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALERGS ficou encarregada de complementar informações sobre os hospitais para, em seguida requerer uma reunião com o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, com a presença dos representantes de todos os hospitais 100% SUS.

*Matéria enviada pelo assessoria do vereador Enio Brizola.