Gabinete: Enio participa de reunião na Assembleia sobre repasse a hospitais
Estiveram representados os hospitais 100% SUS dos municípios de Canoas, Rio Pardo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São José do Norte, Montenegro, Esteio, Sapucaia do Sul, Erechim, Parobé e Tramandaí.
Os dirigentes foram unânimes em destacar a importância da política de incentivos financeiros mantida pelo governo do Estado desde 2013, o que, segundo eles, foi decisiva para o equilíbrio financeiro e o custeio das instituições. Apontaram também que, graças a esses repasses, muitas ampliações e melhorias foram realizadas nas casas de saúde.
Ao aplaudir a iniciativa, o vereador Enio Brizola considerou: “Saí daquela reunião com uma grande preocupação. Segundo os dirigentes hospitalares, a Secretaria Estadual da Saúde cortou 50% dos recursos devidos aos hospitais, a partir de abril/2015. Só para o hospital municipal de Novo Hamburgo, o Estado deixou de repassar R$ 1.429.716,56. A continuidade desses cortes poderá causar grandes dificuldades para o atendimento à população”.
Entre os encaminhamentos da reunião, por sugestão do deputado Tarcísio Zimmermann, a equipe da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALERGS ficou encarregada de complementar informações sobre os hospitais para, em seguida requerer uma reunião com o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, com a presença dos representantes de todos os hospitais 100% SUS.
*Matéria enviada pelo assessoria do vereador Enio Brizola.