Gabinete: Cristiano Coller reúne-se com secretário de Saúde do Município

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
29/02/2016 – Na manhã de quinta-feira, 25, Cristiano Coller (Rede) reuniu-se com o secretário de Saúde do Município, Rodrigo Pacheco, para levar até ele alguns questionamentos da comunidade. O vereador pediu informações sobre cirurgias de diversas áreas, como ginecológica e urológica, que são realizadas somente em outros municípios. Ele também questionou a falta de profissionais de áreas como dermatologia, oftalmologia e otorrinolaringologia na grade de médicos da saúde pública de Novo Hamburgo. O secretário disse que novos contratos com empresas prestadoras de serviços estão sendo feitos, para que médicos especialistas, que ainda não constam no sistema público, possam ser contratados.

A questão da demora dos atendimentos também foi tema da reunião: Cristiano questionou o secretário sobre a grande espera para consultar com clínico geral e realizar ecografias e ressonâncias. Pacheco disse que a secretaria está trabalhando para atualizar o sistema cadastral e, assim, agilizar os processos burocráticos. A previsão é que a situação se normalize ainda em março.

A oncologia de Novo Hamburgo também é preocupante, segundo o vereador. Ele frisou que, atualmente, são disponibilizados somente 12 leitos para pacientes do SUS em um hospital particular na cidade. Porém, a demanda é maior, o que faz com que os atrasos sejam frequentes. Para resolver a situação, o secretário falou sobre a possibilidade de um contrato de maior abrangência com as instituições que proporcionam tratamento oncológico.

Cristiano levou ainda a questão da falta de médicos e mau atendimento nas unidades básicas de saúde, principalmente nos bairros Liberdade e Vila Kroeff. O secretário esclareceu que, após este período de férias, típico de início do ano, os atendimentos serão normalizados. Sobre o mau atendimento, ele afirmou que os atendentes serão notificados.

Os projetos para a área da saúde em 2016, segundo Pacheco, são ampliar a grade de profissionais conforme as urgências do Município e agilizar as consultas.

*Matéria enviada por Paula Guerra Santos, estagiária de Jornalismo no gabinete de Cristiano Coller.