Gabinete: CPI da Aes Sul é assunto no programa Comunidade em Foco
Por meio do Requerimento nº 78/2014, Farias (PT) solicitou a instalação da CPI para investigar os serviços executados pela AES Sul em Novo Hamburgo. De acordo com o vereador, presidente da CPI, a comissão foi criada após um representante do Ministério Público afirmar à imprensa que as quedas de postas em 31 de janeiro não seriam investigadas. “O foco da CPI é que a concessionária troque todos os postes de madeira no tempo determinado pelo Ministério. Se conseguirmos atingir esse objetivo eu fico tranquilo”, explica.
O trabalho de campo realizado por integrantes da CPI também foi abordado na entrevista. Além das reuniões, análise de documentos e relatórios, os vereadores estão classificando todos os postes do município. Segundo Farias, mais de 50% da cidade já foi analisada, e o processo conta atualmente com mais de 1.000 folhas. “Creio que chegaremos tranquilamente a 3 mil folhas para embasar bem a nossa decisão”, pondera.
Resultados já podem ser percebidos
Algumas mudanças já foram constatadas. Até o momento, segundo a própria concessionaria, já foram trocados aproximadamente 600 postes no município. Para Farias, isso mostra que as investigações já estão tendo efeito. “Todas as trocas efetuadas foram por postes de concreto. Não existe mais a troca de postes de madeira por postes novos do mesmo material”, explica o vereador.
A CPI da AES Sul quer ouvir você
A Câmara dispõe um link para o contribuinte que queira narrar algum fato, relacionado ao serviço da concessionária. Esse sistema possibilita obter um relatório mais completo das ocorrências. Todo cidadão pode se manifestar e dar seu depoimento. “Precisamos que a comunidade nos ajude a deixar um legado, uma providência preventiva”, salienta Farias.
Quem quiser colaborar com seu depoimento deve acessar o site da Câmara, www.camaranh.rs.gov.br e preencher um formulário.
*Matéria feita por Cristian Silva, estagiário de Jornalismo do gabinete de Luiz Fernando Farias.