Gabinete: Câmara homenageará 190 anos da imigração alemã no Brasil

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
27/08/2014 – Na sessão desta quarta-feira, 27, parte do expediente será destinado a homenagear os 190 da imigração alemã no Brasil. A iniciativa é de autoria do vereador Raul Cassel (PMDB). Ele destaca a importância das famílias de imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul, que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do Estado. “Os imigrantes foram pioneiros na indústria e trouxeram progresso para a região em diversos aspectos”, ressaltou.

Os alemães que aportaram em São Leopoldo, e logo após em Novo Hamburgo, desenvolveram sua agricultura e enraizaram costumes. Danças, comidas, bebidas e muita festa são manifestações ainda hoje mantidas por seus descendentes.

Um dos locais que abrigam e conservam as raízes desta cultura no município é o Museu de Arte Scheffel, construído em 1890 por Adão Adolfo Schmitt. Inteiramente restaurado, abriga mais de 400 obras de Ernesto Frederico Scheffel, artista que dá nome ao espaço e que retrata em suas telas a

história germânica. O curador do museu, Angelo Reinheimer, é um dos convidados da homenagem. O jornalista e escritor Felipe Kunh Braun também se fará presente. Braun é autor de mais de sete publicações, reflexo de anos de pesquisa sobre os imigrantes alemães, seus descendentes e localidades fundadas por eles no sul do Brasil.

 

*Texto enviado por Bruna Mattana, estagiária de Jornalismo do gabinete de Raul Cassel.