Gabinete: Brizola representa Novo Hamburgo em reunião por hospital regional
O encontro serviu para retomar a mobilização pela instalação do hospital regional e para definir encontros periódicos e itinerantes para tratar do tema. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Sinos (AMVRS) e prefeito de Araricá, Sérgio Machado, informou que foi encomendado à Feevale um estudo qualitativo, para saber quais as especialidades necessárias para o hospital. Além disso, a comissão fará uma audiência com o governo do Estado, para tratar dos recursos garantidos para a contratação de um estudo de viabilidade técnica por meio da Consulta Popular de 2014.
Ao tomar a palavra na reunião, Brizola lembrou que investir em saúde significa investir no crescimento dos municípios em todas as áreas. “Sabemos que ter infraestrutura e oferecer serviços de saúde com qualidade são aspectos que as empresas levam em consideração para investir em uma região”, disse. Ele também afirmou que pôde adquirir uma boa experiência sobre o assunto quando foi secretário de Obras de Novo Hamburgo, quando esteve à frente da construção de duas unidades de pronto atendimento (UPA) e da ampliação do Hospital Municipal. O vereador ainda destacou a luta por uma universidade federal na região, a Univales, que tem muita relação com a demanda do hospital, já que vai trazer mais desenvolvimento para a região.
A reunião contou com a presença da vice-presidente do Parlamento Metropolitano, Neila Becker (Mana); do presidente da Comissão de Saúde, Alexandre Hoffmeister, de Campo Bom; e do vice-presidente, Juracir Filipin, de Dois Irmãos; dos prefeitos Faisal Karan, de Campo Bom; Arnaldo Kney, de Ivoti; e Tânia da Silva, de Dois Irmãos; e de vereadores, presidentes de associações de moradores e representantes de conselhos de saúde.
Composição e agenda da entidade
A próxima reunião da Comissão de Saúde está programada para o agosto. O Parlamento Metropolitano é dividido em seis polos: Vales do Caí, Gravataí, Paranhana, Sinos e Sapateiro e Região Carbonífera. Os debates são realizados em sete comissões, que tratam dos seguintes temas: Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Transporte e Mobilidade; Saúde; Meio Ambiente e Saneamento; Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte; Segurança, Direitos Humanos e Cidadania; e Turismo e Desenvolvimento Econômico e Regional. Além disso, comissões temporárias podem ser criadas para tratar de assuntos específicos. As sessões ordinárias, envolvendo representantes dos 34 municípios participantes, acontecem uma vez a cada dois meses, já as comissões permanentes poderão elaborar seus próprios cronogramas.
Com informações do portal do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre – parlamentometropolitanormpa.rs.gov.br
*Matéria enviada por Deivid Poncio, estagiária de jornalismo no gabinete de Enio Brizola.