Gabinete: Brizola participa de várias atividades do Fórum Social Temático 2016
O Fórum completou 15 anos de reflexões e debates, e seu objetivo foi realizar um balanço das lutas anticapitalistas nestes anos, discutir os desafios das classes sociais populares, das mulheres e dos homens que desejam uma sociedade mais humana e fraterna e, principalmente, discutir as perspectivas de luta nos dias de hoje. A sua realização foi resultado de vários processos de articulação das redes, movimentos e organizações sociais brasileiras, latino-americanas, europeias, africanas e asiáticas que buscam construir, a partir do debate político-democrático e da construção solidária de alianças, uma opção real à crise civilizatória que o capitalismo.
O FST foi construído por meio de seminários de planejamento envolvendo uma ampla gama de redes e movimentos sociais do Brasil, e foi aperfeiçoado na reunião do Conselho Internacional do FSM, realizada em Salvador em meados de outubro de 2015. Buscou realizar as atividades autogestionadas temáticas e mesas de convergências sobre temas transversais que articulam as várias lutas no Brasil, na América Latina e no mundo. As expressões culturais foram compreendidas como parte do processo de debate político, estando intimamente integradas à metodologia e à mística das atividades.
Na opinião do vereador Brizola, o Fórum Social Temático foi de grande valia para as reflexões da conjuntura nacional e mundial. “Como tudo foi construído de forma horizontal e radicalmente democrática, as atividades desenvolvidas refletiram o momento dos acordos e acúmulos políticos construídos. Por isso acompanhamos o resultado de todo o processo político, rico e efervescente, que tanto caracteriza os Fóruns Sociais”, analisa.
*Matéria enviada por Maurício Cornely, chefe do gabinete de Enio Brizola.