Gabinete: Brizola participa de seminário pelo fortalecimento do Movimento Univales Já
O movimento prevê representação em todas as regiões, com coordenadores para mobilização, captação de recursos e comunicação. Além disso, o objetivo é promover uma organização setorial por frentes, unindo juventude, movimento estudantil, sindicatos, prefeitos, parlamentares, lideranças comunitárias, culturais e esportivas, além de agregar igrejas, clubes, CTGs, entre outros grupos. Futuras reuniões definirão os representantes para cada área.
Além destas ações, encontros em Brasília buscarão aproximação com o governo federal. Está marcada para o dia 8 de setembro uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Também estão em agendamento reuniões paralelas com o Ministério da Educação.
De acordo com Brizola, após o seminário, o movimento saiu ainda mais fortalecido. “Essa união de forças vem crescendo e estamos cada vez mais alinhados. É uma luta justa, já que queremos garantir aos nossos jovens mais acesso ao ensino superior e, consequentemente, mais desenvolvimento para a nossa região”, disse o vereador.
O movimento
Criado em 2013, o Univales Já tem, atualmente, mais de 20 municípios engajados na busca da nova universidade federal. A expectativa é de que a instituição de ensino atenda a 28% da população gaúcha. Uma petição está disponível online no site do movimento (www.univales.org) e conta com mais de 90 mil assinaturas.
Com informações da Assessoria do Movimento Univales Já.
Foto: Guilherme Jaques
*Matéria enviada por Deivid Poncio, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.