Gabinete: Brizola participa de Fórum de Políticas sobre Drogas
No encontro, o gerente de Saúde Mental da secretaria de Saúde trouxe informações sobre o que está sendo feito no Município para apoiar a recuperação dos usuários de drogas, bem como para promover a conscientização sobre o tema. Após, foi feito uma apresentação da Lei nº 2802/2015, que institui a Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas e o Fórum Municipal Permanente de Política sobre Álcool e outras Drogas. Também foram apresentadas seis câmaras temáticas que vão nortear os diálogos para a construção das ações da política.
Para Brizola, que é presidente da comissão de Segurança da Câmara, os assuntos relativos às drogas devem ser tratados com urgência e seriedade, já que elas têm se revelado a principal porta para o ingresso dos jovens na criminalidade. “Por isso é importante ouvir as entidades terapêuticas e também dialogar com toda a comunidade, pois todos são diretamente atingidos pro este problema”, afirma.
De acordo com o coordenador do Coordenadoria do Terceiro Setor, Edson da Costa, a ideia é que o fórum seja realizado a cada dois meses, sendo que, no momento, a principal meta é eleger coordenadores para cada câmara, para então se criar um cronograma de atividades. Serão tratados os seguintes assuntos: legislação sobre álcool e outras drogas; articulação da rede, pesquisas em prevenção primária, acolhimento, tratamento, recuperação e reinserção social, redução de danos e repressão e redução de ofertas.
*Matéria enviada por Deivid Poncio, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.