Gabinete: Brizola participa de comitiva que vai à Brasília por uma nova universidade no RS
“Esse é mais um passo importante no empenho para garantir aos nossos jovens mais acesso ao ensino superior e, consequentemente, mais desenvolvimento para a nossa região”, afirma Brizola. Também participará da comitiva o presidente da Associação Pró-Univales, Pedro Giehl, e prefeitos, vereadores, deputados, sindicalistas, lideranças empresariais e de movimentos sociais.
A proposta
Dar mais oportunidades a pessoas que desejam ingressar no ensino superior é um dos objetivos do Movimento Univales Já, criado em fevereiro de 2014. Da população total do Estado, 28% está nessa região e não dispõe de uma universidade pública. Pelo menos 23 municípios concentrados nessas áreas estão organizados para conquistar uma nova universidade federal, somando mais de 3 milhões de pessoas e o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.
O Estado está abaixo da média nacional de pessoas com mais de 25 anos com ensino superior. Enquanto no Brasil são 11,26% da população, no Rio Grande do Sul o número fica em 8,6%. A proposta do movimento é criar uma universidade multicampi, com centros de ensino de Ciências e Tecnologia, de Ciências da Saúde, de Formação de Profissionais da Educação e de Formação de Ciências Humanas.
Agendas em Brasília:
- 8 de setembro
14h30: Audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
16h: Reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer
- 9 de setembro
14h30: Reunião com o ministro da Educação, Renato Janine
17h30: Reunião com a bancada gaúcha
Com informações da Assessoria do Movimento Univales Já. Saiba mais sobre o movimento no portal: www.univales.org e no Facebook: facebook.com/movimentounivales
*Matéria enviada por Deivid Poncio, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.