Gabinete: Brizola participa da apresentação do Plano Municipal de Educação
O documento, que abrange da educação básica à superior, é resultado de discussões entre diferentes segmentos da comunidade hamburguense e tem por objetivo garantir o desenvolvimento educacional e suprir as necessidades diagnosticadas na área.
A elaboração dessa proposta ficou a cargo das comissões temáticas e de integrantes do Fórum Municipal de Educação, tendo em vista as três redes de ensino da cidade (municipal, estadual e particular). Foram contemplados no documento: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, atendimento educacional especializado, alfabetização, educação em tempo integral, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), escolaridade da população de 18 a 29 anos, alfabetização e analfabetismo, educação de jovens e adultos, educação profissional e técnica, ensino superior, ensino superior/mestres e doutores, ensino superior/matrícula, formação de professores/licenciatura, formação de professores/pós graduação, valorização do magistério, plano de carreira dos professores, gestão democrática educacional e investimento em educação.
O vereador Brizola sintetiza a importância desse planejamento: “esta proposta concretiza e potencializa ações educativas atingindo todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Uma prática que valoriza o papel da escola e da comunidade e percebe a complexidade do sistema que envolve e consolida Novo Hamburgo como uma cidade educadora”.
*Matéria enviada pelo gabinete do vereador Enio Brizola.