Gabinete: Brizola participa da 8ª Conferência Municipal de Saúde

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
16/06/2015 - O vereador Enio Brizola (PT) participou no último sábado, dia 13, da 8ª Conferência Municipal de Saúde. A atividade, que ocorreu na Escola Oswaldo Cruz, é a etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorre de 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre. O evento tratou sobre “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, tema proposto pelo Conselho Nacional de Saúde. A iniciativa tem por objetivo debater a aprovação de diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A conferência contou com 140 pessoas, entre delegados e participantes. Foram debatidos os temas: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e a relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação no SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; e reforma democrática e popular do Estado. Além disso, a Presidenta do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), a farmacêutica Célia Chaves, palestrou sobre os temas propostos no encontro, destacando as reformas necessárias do Estado brasileiro para a área da saúde.

Ao final dos trabalhos, foi apresentada moção que manifesta apoio ao projeto de lei que propõe reforma dos meios de comunicação (Lei de Meios) e exige amplo debate público sobre o tema e celeridade na aprovação do mesmo pelo Congresso Nacional. A iniciativa foi encaminhada para discussão no evento pelo gabinete do vereador Enio Brizola. Para a criação da proposta, tomou-se como base a palestra da presidenta do CES/RS, bem como uma matéria publicada na revista Radis/Fiocruz, de abril de 2011, intitulada “O SUS que não se vê – Por que o verdadeiro tamanho do sistema desaparece aos olhos dos brasileiros?”. O artigo afirma que “o lado bom do SUS é pouco conhecido, há preconceito, desinformação e até má-fé de setores que lucram com a exposição negativa dos serviços públicos de saúde”. A moção do vereador Brizola foi aprovada por unanimidade pelos delegados na conferência.

Durante o encontro, Brizola também sugeriu a implantação da Univales. “Esta universidade vai garantir a inclusão de mais jovens de nossa região no ensino superior e poderá ser um aliado importante para a evolução tecnológica na área da saúde”, defendeu o vereador. A proposta foi aprovada no grupo de trabalho que debateu os temas ciência, tecnologia e inovação no SUS e reforma democrática e popular do Estado.