Gabinete: Brizola acompanha oficialização do início das obras do Parcão
Com investimento de R$ 4,4 milhões, estão previstas melhorias como ciclovias, trilhas, quadras esportivas, playgrounds, vestiários e anfiteatro. O valor investido está dentro do programa e financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A reestruturação do Parcão será feita pela empresa Ecohpolis, vencedora da licitação, que foi lançada no dia 2 de março deste ano. “A expectativa já é grande e, ao passo que as obras forem se desenvolvendo, vai ser maior ainda. Trata-se de uma área muito especial da cidade que vai receber uma nova cara e que merece todo essa atenção da Prefeitura”, afirma Brizola.
O
projeto
- A
renovação do parque
garantirá 11 novos espaços de convivência. A melhoria será feita
em madeira de reflorestamento, com iluminação embutida tipo LED,
para descanso, socialização e contemplação do parque.
- As pistas de caminhadas serão constituídas de blocos intertravados de concreto, na cor cinza para o acesso principal, e na cor terracota para os caminhos. Os acostamentos serão executados em blocos de concreto vazados. A escolha pela utilização de blocos foi feita pelas suas características ambientais, permitindo uma maior permeabilidade.
- O parque ganhará um núcleo de Futebol 7, com duas quadras com dimensões de 25x45 metros. O gramado receberá novas goleiras metálicas e ficará em uma posição inclinada, evitando a interferência na vegetação existente. Junto às quadras são propostos bancos lineares em madeira de eucalipto autoclavado, que auxiliam nas delimitações das variações topográficas, resultantes da implantação dos equipamentos.
- Haverá um segundo núcleo, com duas quadras polivalentes, em piso cimentado, com demarcação com tinta resistente, e uma quadra de street, em piso emborrachado industrializado. Serão instalados vestiários junto às quadras esportivas (masculino, feminino e para pessoas com deficiência), com 60 metros quadrados de área útil.
- O playground também ganhará uma nova cara. Haverá ampliação da área e a redistribuição dos brinquedos, além de outra área específica para menores de quatro anos. Entre os equipamentos serão instalados balanços, cabana de índio, casa de palafitas, ponte pênsil e parede de toras, entre outras.
- O espelho d’água foi projetado junto à entrada do parque, local sugerido no Plano de Manejo, nas proximidades das quadras.
- Outra novidade será a instalação de um anfiteatro. A estrutura ficará próxima ao acesso da rua Piratini e terá capacidade para 417 pessoas sentadas, inclusive pessoas com deficiência. O prédio terá estrutura de camarim (masculino e feminino), sanitários para público masculino e feminino.
Com informações da Agência de Notícias da Prefeitura de Novo Hamburgo.
Fotos de Robson Nunes.
Matéria enviada por Deivid Poncio, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.