Gabinete: Betinho participa da entrega de 60 novas casas do Minha Casa, Minha Vida
O Loteamento Parque Residencial Novo Hamburgo recebeu novos moradores a partir de uma parceria entre a Secretaria de Habitação e a Caixa Econômica Federal. Cada uma das casas entregues nesta terceira fase do loteamento é composta por dois dormitórios, um banheiro, sala e cozinha, distribuídos em uma área total de 42,27 metros quadrados. Em todas as residências foram implantados sistema de saneamento básico, rede elétrica e água quente. Além disso, as residências têm aquecimento solar – o que pode gerar uma economia de até 50% na conta de luz. No total, são 455 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida no bairro Boa Saúde, no valor de R$ 41 mil cada. As famílias terão até 120 meses para pagar as residências.
Estiveram presentes o prefeito, Luis Lauermann, o secretário-geral de Governo, Fufa Azevedo, os secretarios de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Egon Kirchhein, da Fazenda, Roque José Coimbra Werlang, de Obras, Enio Brizola, da Habitação, Gilberto dos Reis, a primeira-dama, Jorgia Seibel, e o vereador Gilberto Koch. Reis parabenizou os novos moradores e a Prefeitura pela entrega das novas residências.
Jairo Manfro, gerente regional da Caixa Econômica Federal, também deu seu depoimento na cerimônia: “Esta é uma oportunidade única na vida destas famílias. Foram, no total, 396 casas entregues, e temos mais 59 em construção no bairro Boa Saúde. Também foram entregues 320 unidades no bairro Santo Afonso. Na cidade de Novo Hamburgo, 775 famílias são contempladas pelo programa. O Minha Casa, Minha Vida iniciou-se em 2009 com o então presidente Lula e teve o objetivo de construir 1 milhão de unidades, que foi atingido no final de 2010. Depois, a presidente Dilma lançou o Minha Casa, Minha Vida II, que teve algumas melhorias e o objetivo de construir 2 milhões e 400 mil unidades, totalizando 3 milhões e 400 mil unidades do programa. E, em breve, será lançado pelo Governo Federal o Minha Casa, Minha Vida III, para dar sequência às atividades de construção civil no País, atendendo às famílias que mais precisam.”
O prefeito pediu à comunidade que conserve e valorize as suas casas. “Não vendam, pois caso façam isso, perdem o direito ao programa Minha Casa, Minha Vida. Esta fiscalização que nós fazemos é para a continuidade do programa.”
*Matéria feita por Samantha Lopes, estagiária de Jornalismo no gabinete de Betinho.