Gabinete: Betinho luta pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
15/07/2013 - O vereador Gilberto Koch (PT) retomará no dia 19 de julho o debate sobre a implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Nessa data, está programada uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Luis Carlos Bolzan, para definir, entre outras questões, a equipe médica que fará o trabalho no local. Segundo Betinho, o grupo será composto por médico do trabalho, técnico em enfermagem, assistente social e psicólogo.

Em 12 de junho, o vereador apresentou requerimento n° 560/2013 para que fossem retomadas as discussões por parte do Executivo Municipal para a adoção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Há oito anos, ele foi o responsável pela Lei Municipal n° 1327, de 2005, que criou a iniciativa.

No começo de julho, em um outro encontro o tema já havia sido abordado pelo parlamentar, pelo secretário, pelo representante do Sindicato das Sapateiras e Sapateiros, Jair Chavier dos Santos, e pelo Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Lauro Amaral.

A proposta atende a uma antiga reivindicação dos trabalhadores, diante da incidência de doenças ligadas ao trabalho, como, por exemplo, lesões por esforços repetitivos (LER) e doenças osteomoleculares relacionadas ao trabalho (DORT).

O centro também deverá ter um canal direto e institucional com o INSS, para tratar de assuntos relacionados ao trabalhador e a sua reabilitação. Conforme Betinho, a princípio o local deve será instalado na Rua General Daltro Filho.

*Gabinete: esta seção é elaborada pela equipe que atua no gabinete do parlamentar.