Gabinete: Betinho homenageará Boinas Azuis
Os Boinas Azuis foram convocados pelas tropas da ONU para promover a paz durante a Guerra dos Seis Dias, que aconteceu em junho de 1967. Foram 327 cabos e soldados do Rio Grande do Sul, sendo 10 da cidade de Novo Hamburgo, a participar do conflito.
“Entendo que os Boinas Azuis tiveram um papel importante a cumprir, representando o Exército Brasileiro na Guerra dos Seis Dias para promover a paz. Estes soldados gaúchos e hamburguenses são o símbolo da resistência nesse momento importante da história mundial. Merecem uma homenagem,” declarou Betinho.
A homenagem aos Boinas Azuis acontecerá durante o grande expediente da sessão plenária do dia 3 de setembro de 2014.
Saiba mais
A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado que opôs Israel a uma frente que países árabes – Egito, Jordânia e Síria, apoiados pelo Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. O crescimento das tensões entre os países árabes e Israel, em meados de 1967, levou ambos os lados a mobilizarem as suas tropas. A Força Aérea Israelense lançou um ataque preventivo e arrasador à força aérea egípcia que ameaçava atacar Israel. Como resultado da guerra, aumentou o número de refugiados palestinos na Jordânia e no Egito. Síria e Egito estreitaram ainda mais relações com a URSS, aproveitando também para renovarem o seu arsenal de blindados e aviões, além de conseguirem a instalação de novos mísseis, mais perto do Canal de Suez.
Fontes: www.wikipedia.org e http://www.batalhaosuez.com.br
Texto: Samantha Lopes, estagiária de jornalismo no gabinete de Gilberto Koch.