Gabinete: Assessoria representa Brizola em audiência sobre as UPAs

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
01/07/2015 – Na manhã de terça-feira, 30, o assessor parlamentar do vereador Enio Brizola (PT), Florizeu Campos, participou de audiência pública promovida pelas comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. A atividade, proposta pelo deputado Tarcísio Zimmermann, teve como tema a situação das unidades de pronto atendimento (UPAs), principalmente as dificuldades de custeio no Rio Grande do Sul.

O evento contou com a presença de representantes de municípios, deputados estaduais, gestores de UPAs, dirigentes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde e do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers), entre outros.

Segundo informações de Zimmermann, o Estado conta com 45 UPAs, sendo que 13 estão em funcionamento, 17 estão concluídas mas não funcionando, e 15 estão com projetos ainda em andamento. A falta de recursos, a dificuldade de contratação de trabalhadores, principalmente médicos, e a lentidão dos processos para a implantação das UPAs, segundo os debatedores, constituem problemas não apenas para essas unidades, mas prejudicam os sistemas estaduais e municipais de saúde como um todo.

Um aspecto que norteou as falas de vários expositores foi o fato de que, para o pleno funcionamento das UPAs, é fundamental que os sistemas municipais de atenção básica funcionem adequadamente e cubram o maior número possível da população. Outra questão que também preocupa os participantes é a dificuldade de os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) entenderem o papel a ser cumprido por estas unidades de saúde no processo de atendimento.

Entre os encaminhamentos da audiência, destacam-se: buscar no Ministério da Saúde a aceleração dos processos de habilitação e qualificação das UPAs; constituir fórum de gestores para buscar a flexibilização e adequação das portarias ministeriais que organizam as unidades, adequando-as às necessidades e possibilidades dos municípios; e agilizar a implantação do projeto Mais Especialidades, do Ministério da Saúde.

Para Enio Brizola, é papel do vereador apoiar ações que visem a ampliação e qualificação das condições de acesso da população ao sistema de saúde. “Estamos atentos aos debates sobre as UPAs, assim como sobre os hospitais 100% SUS e o Sistema Municipal de Saúde como um todo, para que possamos construir propostas que garantam um serviço com mais qualidade e agilidade”, afirma.

*Matéria enviada por Deivid Poncio, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.