Gabinete: Assessoria de Brizola participa de encontro de cooperativas de reciclagem

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
22/06/2015 – O assessor parlamentar Florizeu Campos representou o vereador Enio Brizola (PT) no Encontro da Cadeia Solidária Binacional do PET. O evento ocorreu no sábado, 20, na Escola Técnica Mesquita, em Porto Alegre. Desenvolvido pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul, em parceria com os governos do Brasil e do Uruguai, o projeto tem o objetivo de gerar maior renda mensal aos trabalhadores envolvidos nos processos de reciclagem de garrafas PET.

O encontro reuniu agentes dos quatro polos da cadeia binacional: Coopetsinos (Vale dos Sinos); Coopetsul (Jaguarão); Coopetnorte (Passo Fundo); Coopertextil (Minas Gerais), além da Coopima (Uruguai). A mesa de debates contou com a participação do representante do governo do Estado, Carlos Alberto, e do deputado estadual Tarcísio Zimmermann, além da direção da escola.

Durante os  trabalhos, foi apresentada uma síntese do que já foi conquistado pelo projeto, como o desenvolvimento da Rede Del Sur, em 2010, a criação Secretaria de Estado da Economia Solidária, em 2011, e a obtenção de um convênio com o Governo Federal, que garantiu ao setor o aporte de R$ 3 milhões em 2012. A Cadeia Solidária do PET envolve 200 empreendimentos, com 9 mil empregos diretos e 45 mil indiretos

Vereador valoriza trabalho dos recicladores

Enio Brizola lembra que os recicladores realizam um trabalho importante, especialmente para a preservação do meio ambiente, e destaca os exemplos positivos, como as ações realizadas pelo CataVida, em Novo Hamburgo. Por outro  lado, o vereador lamenta a extinção da Secretaria Estadual de Economia Solidária.

*Matéria enviada por Deivid Poncio, estagiário de Jornalismo no gabinete de Enio Brizola.