Gabinete: Aposentados protestam por melhores condições

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
08/05/2014 – No dia 1º de maio, integrantes da Associação dos Aposentados de Novo Hamburgo reuniram-se na praça do Imigrante, no Centro, a fim de reivindicar melhorias em sua condição salarial, bem como o investimento em políticas públicas que priorizem a classe.

O protesto diz respeito principalmente ao reajuste salarial dos aposentados, que tem sido muito inferior ao salário minimo, auxílio do Bolsa Família e até mesmo do Auxílio Reclusão. Raul Cassel (PMDB), que acompanhou a movimentação, destacou a sua importância. Segundo o vereador, nessa fase em que a pessoa necessita com maior frequência de atendimento médico, terapias especializadas, medicamentos e, em alguns casos, até auxílio para reabilitação de doenças, é inadmissível que o seu salário seja cada vez menor.

“Não há uma explicação plausível para que essas pessoas que ajudaram a construir o País cheguem numa idade mais avançada com tamanha precariedade”, enfatizou. Cassel destacou ainda que a falta de investimento em políticas públicas que promovam a qualidade de vida do idoso é um agravante que se reflete em enormes filas nas unidades de saúde, além dos altos índices de internação.

Cassel salientou que todo idoso tem direito a uma velhice saudável, com acesso a lazer, cultura e esportes. “O idoso deve ter uma vida ativa e dispor, no mínimo, de um sustento razoável a fim de não se tornar um peso aos seus familiares, o que infelizmente acontece na maioria das vezes”, ressaltou.

*Matéria enviada pelo gabinete.