Fundação Liberato é assunto de moção e discussão na Câmara
Brizola aponta, no texto, que o vale-alimentação para o mês de fevereiro não foi fornecido aos funcionários, e já foi adiantado que eles não receberão o valor referente ao auxílio-creche nem ao vale-transporte. “O governo do Estado está pressionando a direção da fundação para que utilize as mensalidades escolares para provimento destes benefícios, sendo que essa verba serve única e exclusivamente para o custeio e manutenção de atividades da escola, como pagamento de água, luz, telefone, limpeza e segurança patrimonial.”
O petista salientou que esta medida do governo estadual vai contra o histórico e a importância da Fundação Liberato. “Essas manobras só resultarão no enfraquecimento da instituição”, disse o vereador.
Desdobramentos
Raul Cassel (PMDB) mencionou a intenção de pedir vista de sete dias para essa moção, pois, segundo ele, em dois dias será realizada uma reunião de representantes da instituição com o governador Ivo Sartori, na qual serão feitas deliberações sobre o assunto. O vereador entende que uma manifestação de repúdio (como apontava a redação inicial) não cabe antes da definição de um tema. Brizola ressaltou, no entanto, que o efeito da possível deliberação já traz prejuízos, e defendeu a votação da moção. Fufa Azevedo (PT) ressaltou que a matéria atende um anseio do corpo docente da Fundação Liberato e sugeriu que Cassel retrocedesse ao pedido de vista. O presidente em exercício, Roger Corrêa (PCdoB), sugeriu trocar a palavra repúdio por apelo - e então a moção foi para votação.
Fala dos vereadores
Enio Brizola usou a tribuna para defender a aprovação da moção. "Falar da Liberato é falar de um conceito construído há quase 50 anos, é falar em alta qualidade de ensino. Essas medidas propostas pelo governo prejudicam essa qualidade", destacou.
Inspetor Luz (PMDB) não concorda com a votação de uma moção antes do final da negociação, embora admire o trabalho realizado pela Fundação Liberato.
Roger Correa (PCdoB) falou da importância da Fundação para a região/Estado. E apelou para que uma solução seja dada o mais rápido possível.
Professor Issur Koch (PP) louvou a atitude, mas pediu mais atenção também para a educação municipal, que passa por tantos problemas. "Compremos a briga da educação como um todo, em todas as esferas", pediu.
Patricia Beck pediu a mesma atenção para assuntos relacionados às fundações municipais. Ela pediu que os demais vereadores assinem com ela, por exemplo, o requerimento que solicita informações sobre os repasses à Fundação de Saúde de Novo Hamburgo. "A saúde é tão importante quanto a educação".
Sergio Hanich (PMDB) disse não a moção porque achou estranha a participação de integrantes da Fundação e a votação dessa proposta no mesmo dia. "Sou parceiro para que as coisas sejam feitas corretamente, mas não aceito a politicagem." Para Fufa, a motivação política é normal, já que estão em uma casa política. "E isso é algo absolutamente legítimo", afirmou. Enio lembrou das diversas discussões acaloradas que tiveram na Câmara. "Aqui é uma casa de debate e assim é que deve ser. Somos homens e mulheres de ideologia", falou. Issur lembrou que a política tem de valer por todos os lados, oposição e situação, caso contrário torna-se politicagem. Raul Cassel afirmou que a Liberato, em sua opinião, é a fundação educacional mais importante do Estado, e que o que deve ser levado em conta é a busca por soluções financeiras.
Cópias da moção serão enviadas ao governador, José Ivo Sartori, e ao secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes.
Vereadores ausentes
Os vereadores Cristiano Coller (Rede) e Naasom Luciano (PT) estavam ausentes porque participam de um curso de Gestão Pública, em Minas Gerais, a ser realizado de 2 a 6 de março. O presidente Antonio Lucas (PDT) está em licença saúde por 10 dias. Em seu lugar, assumiu a vereança a vereadora Irmã Glória. O vice-presidente Roger Corrêa presidiu os trabalhos desta tarde.
Acesse aqui a Lei nº 5.444/1967.
Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo
Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH
Siga a Câmara no Twitter – @camaranh
Siga a Câmara no Instagram - @camaranh
*