Funcionamento do SUS em Novo Hamburgo é assunto do Câmara Notícias

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
15/07/2015 - Todos os brasileiros têm direito à saúde. Isso parece ser uma verdade universal e inquestionável – mas sabiam que esse direito somente foi reconhecido de forma oficial no Brasil com a Constituição de 1988 (mais especificamente, no artigo 196)? Também foi a nossa mais recente Constituição que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores do mundo, que abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, incluindo ações de prevenção, como vacinações. O SUS é, sim, uma grande conquista dos brasileiros. Alguns países, como os Estados Unidos, ainda não reconhecem a saúde como um direito de todos os cidadãos. Em um informativo publicado em 2008, a Organização Mundial da Saúde destaca que, apesar de seus muitos problemas, o sistema brasileiro levou saúde a milhões de pessoas que antes não tinham acesso a nenhum tipo de atendimento. Essa conquista foi o resultado do trabalho, do debate e da luta de diversos setores da população.

Esse é parte do texto que abre a 35ª edição do jornal Câmara Notícias – informativo institucional do Legislativo hamburguense. Para saber mais sobre a criação do SUS e sobre a saúde pública do Município, basta acessar o informativo na versão folheável ou baixar o PDF no portal.camaranh.rs.gov.br

 

 

jornal 35 foto interna

 

No informativo, os leitores também acompanham as ações dos vereadores, das comissões e frentes parlamentares, homenagens realizadas na Câmara e votações dos projetos referentes ao mês de junho e início de julho.

Conheça o blog do jornal.

 Uma boa leitura a todos!