Feevale aguarda divulgação de cidades eleitas pelo MEC para receber curso de Medicina

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
15/08/2013 - Em reunião, os vereadores da Câmara Municipal de Novo Hamburgo receberam na tarde desta quinta-feira, dia 15, o reitor da Feevale, Ramon Fernando da Cunha, para falar sobre alguns empecilhos que dificultam a criação do curso de Medicina na cidade. Segundo o reitor, o Ministério da Educação comunicou que nesta sexta, 16 de agosto, divulgará uma lista com 60 municípios que atenderam as exigências da portaria normativa n° 13, de 9 de julho de 2013 (confira o link no fim da matéria), do MEC, que estabelece os procedimentos para pré-seleção para autorização de funcionamento.
Entre os requisitos estão leitos SUS, públicos e conveniados, por aluno maior ou igual a 5, hospital de ensino ou entidade hospitalar com potencial para hospital de ensino e leitos exclusivos para o curso.
 
 
Ramon destacou que existem muitas dificuldades e que não são pequenas, mas mesmo assim declarou que a instituição de ensino está aguardando a divulgação dos Municípios e a possível inclusão de Novo Hamburgo entre as selecionadas. Se a cidade for incluída, a Feevale fará estudo para verificar os custos de implantação. Ele mencionou que nos últimos 25 anos somente dois cursos de Medicina foram criados no Rio Grande do Sul – na Ulbra e na Unisc. Ele afirmou também que a demanda por essa área de formação é grande.IMG_29161.jpg
 
IMG_2906.JPGO presidente da Câmara, Antonio Lucas, colocou a Câmara à disposição e disse que os vereadores são parceiros na luta pela implantação do curso de Medicina. O vereador Naasom Luciano lembrou que, no dia 31 de julho, ele, Cristiano Coller, o coordenador administrativo da Câmara, Paulo César Rodrigues, e representando o presidente da Casa, o assessor José Gabriel Chassot se reuniram com o reitor para debater o assunto. Na ocasião, o encontro aconteceu na Feevale.