Farias apresenta projeto sobre Proerd à Comissão de Educação
Farias apontou que, em 2013, a meta é formar cerca de 4 mil alunos das redes municipal e estadual no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Até hoje, mais de 13 mil crianças passaram pela formação, que tem como foco a conscientização sobre os malefícios das drogas. Contudo, como ainda não é considerado uma política pública municipal, não pode receber verbas da Prefeitura. Com a aprovação de sua proposta, poderiam ser realizados convênios. “Na formatura, os alunos recebem camisetas. Com o aumento de participantes, os patrocinadores não dão conta”, disse.
Farias explicou que o Proerd surgiu em Los Angeles, nos Estados Unidos, no início dos anos 1980, após a constatação de que a maioria dos jovens presos tinha envolvimento com drogas. Ao longo dos anos, foi adotado por diversos países, sendo, hoje, uma política do Estado do Rio Grande do Sul. Roger e Fufa disseram que darão apoio à proposta.
O secretário da comissão, Issur Koch (PP), que é professor, estava em sala de aula no momento da reunião. Ele foi representado pelos seus assessores, Denise Dutra e Pablo Rodrigues. O coordenador legislativo da Casa, Paulo César Rodrigues, também participou do encontro.