Estudantes pedem apoio para apresentar projeto científico no Peru

por jaimefreitas — última modificação 16/10/2020 20h00
24/10/2016 – Por meio de requerimento verbal de Issur Koch (PP), alunas do Colégio Dr. Wolfram Metzler puderam ocupar a tribuna popular da Câmara, nesta segunda-feira, 24, para divulgar projetos de pesquisa e pedir apoio à comunidade hamburguense. As estudantes apresentaram dois trabalhos científicos que foram escolhidos para participar da Feira Internacional Cientec, que acontece entre os dias 21 e 25 de novembro em Lima, no Peru.

Raphaela Kayser, Thaila Alves, Kauana Corrêa e Keila Soeiro falaram na tribuna sobre os dois projetos classificados ao evento internacional. São eles: “A afetividades e as expressões vividas por crianças e adolescentes em situação de abrigamento: Um estudo realizado em uma Casa Abrigo na região metropolitana de Porto Alegre” e “El Niño e seus impactos sociais: Um estudo realizado no município de Novo Hamburgo”. Os trabalhos foram desenvolvidos entre 2015 e 2016. Sem recursos para custear as passagens e estadias, as estudantes buscam, além de possíveis patrocínios, arrecadar verbas por meio de “vaquinhas” nas redes sociais e venda de produtos como bolsas, roupas e alfajores. 


Saiba como ajudar: 

“A afetividades e as expressões vividas por crianças e adolescentes em situação de abrigamento: Um estudo realizado em uma Casa Abrigo na região metropolitana de Porto Alegre” 

O projeto trata da afetividade de crianças abrigadas e iniciou em fevereiro de 2016, pelas estudantes Raphaela Kayser e Thaila Luiza, com observações semanalmente em uma Casa Abrigo ao induzir atividades lúdicas como o desenho e brincadeiras com crianças e adolescentes de 07 a 13 anos de idade. Trazendo a fundo os conflitos existenciais de crianças em abrigos e suas vivências de, por exemplo, abusos e violências, sendo claramente refletidas nas representações. A análise das atividades foi feita com a ajuda de uma psicóloga. Com o projeto concluído, houve a participação em feiras da região, com a colocação de "Destaque" (Mostraclak), "1° Lugar em Ciências Humanas" e "2° Lugar na Classificação Geral" (Ciartec). Para mais informações: https://www.facebook.com/projetocriancasabrigadas/?fref=ts

“El Niño e seus impactos sociais: Um estudo realizado no município de Novo Hamburgo”

As estudantes Kauana Corrêa e Keila Soeiro analisaram as consequências que o fenômeno gera no Rio Grande do Sul em anos de atuação. Seguindo os objetivos pelo grupo, foi trazido o Mapa de Contingência de Novo Hamburgo e acompanhadas famílias que residem nas atuais áreas de risco do município, juntamente com o CRAS de cada região. Órgãos públicos como a Defesa Civil e Secretaria de Habitação foram consultados com o intuito de conceituar e ampliar a pesquisa teórica que já havia sido realizada pelo grupo. “Através deste estudo foi possível destacar a ligação do fenômeno com prejuízos e benefícios gerados dentro da agricultura, bem como grande influência nas ocorrências de desastres naturais como enchentes e inundações que atingem diversas pessoas todos os anos no Estado e no Município”, disse Kauana. O projeto iniciou-se em dezembro de 2015.  Para mais informações: https://www.facebook.com/apoioprojetoelnino/?fref=ts