Estudantes da IENH na luta pela preservação do Rio dos Sinos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
06/12/2012 - Alunos e professores da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH participaram da sessão plenária desta quinta-feira, dia 6, a convite do vereador Raul Cassel (PMDB). O grupo, liderado pelas professoras Isabel Lizakoski e Ana Paula Muller Machado, fez uma alerta sobre a situação do Rio dos Sinos. Os estudantes vieram ao Legislativo para buscar apoio dos parlamentares para o encaminhamento de propostas para resolver o problema da poluição.

Da tribuna, Ana Paula divulgou a realização de Fórum sobre o Rio dos Sinos, promovido no dia 29 de novembro, o qual contou com a participação de quase noventa alunos das unidades Oswaldo Cruz e Pindorama e Fundação Evangélica. A iniciativa, que busca uma solução para o problema ambiental, tem como padrinhos Alceu Feijó e Berenice Adams. Os estudantes estavam acompanhados do mascote Billy, personagem do livro Billy em busca de um mundo melhor, obra produzida em 2011 por professores e alunos. Falou em nome dos estudantes Renata Joner Ferrarese, da 7ª série B da Fundação Evangélica.

“É muito importante que as autoridades possam intervir nos aspectos relacionados à prestação de contas daqueles que fazem uso inadequado das águas do Rio do Sinos”, disse Ana Paula. Além disso, a professora de Ciências do Ensino Fundamental, solicitou que houvesse maior rigor com as empresas que não tratam adequadamente seus dejetos, despejando no rio uma série de produtos de origem química prejudiciais à saúde das espécies. Outra questão apontada pelo grupo é a importância do tratamento de esgoto. “Seria significativa uma fiscalização intensa das autoridades para que essa obra seja concluída no prazo previsto, pois, sabemos que o esgoto doméstico é um dos principais agentes poluidores das águas”, acrescentou. Os professores e alunos entregaram um abaixo-assinado, com os nomes dos participantes do fórum, no qual o grupo assume compromisso com a preservação do Rio do Sinos e pede comprometimento e ações das autoridades do Poder Legislativo. 

Alceu Feijó destacou que o problema do Rio do Sinos se arrasta há mais de 50 anos. Berenice ressaltou que tanto a comunidade quanto o Poder Público precisam zelar por esse recurso natural. Ela frisou que zelar significa tomar conta.

Durante a atividade, Cassel parabenizou a mobilização de alunos e professores. Os vereadores Sergio Hanich (PMDB) e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) questionaram a destinação do lodo no processo de tratamento realizado pela Comusa, assim como falaram sobre o custo para a purificação da água. Os parlamentares falaram que o Legislativo tem se preocupado e buscado ações para melhorar as condições do Rio do Sinos.