Escola do Legislativo inaugura atividades com curso sobre jornalismo
Melissa destacou que o jornalista toma decisões éticas a todo instante. Ela também ressaltou que o estudo constante, seja por meio de cursos, palestras, viagens, leitura de livros e revistas, ou pela qualificação acadêmica, é obrigação ética do profissional. A palestrante frisou, ainda, a importância de se estudar a fundo a língua portuguesa. “As regras de português servem para dar clareza ao que falamos.”
Os palestrantes também falaram sobre a importância do processo criativo, seja para a elaboração de um texto ou foto, seja para distinguir formas diferentes de se contar uma mesma história e até para se propor pautas diferenciadas. Lembraram também que usar a criatividade não é inventar fatos ou contar mentiras.
Piovesan, ao falar de ética, lembrou que todo jornalista é um formador de opinião. Para isso, abordou o tripé ideologia, crenças e valores que, de uma forma ou de outra, acabam sempre permeando os textos do profissional de comunicação. Ele ponderou que o jornalista é um tradutor de linguagem dentro da própria língua, e deve ter cuidado para não nivelar por baixo. Por fim, também salientou a importância da leitura para a qualidade do jornalismo a ser desenvolvido. “Quando o jornalista consegue sair do básico e apresentar uma linguagem mais rica, desenvolve um estilo próprio. E isso é o sonho de todo jornalista: ser reconhecido pela forma como escreve suas matérias”, revelou.
Andressa Lima dos Santos disse que ser aconselhada por profissionais experientes é incentivador. Ela pediu para que a iniciativa seja realizada mais vezes durante o ano. Vinícius Carvalho falou que questões como ética e criatividade são importantes. “Características como humildade, conhecimento de conteúdo e responsabilidade são fundamentais para os profissionais que têm a missão de informar os mais diferentes públicos.”
A equipe de Comunicação da Câmara lançou, na ocasião, um Manual de Ética e Redação, que pode ser baixado aqui.
Todos os participantes receberão certificado.
Escola do Legislativo
O curso é o primeiro evento realizado pela Escola do Legislativo, lançada oficialmente no dia 27 de outubro de 2014. Ela foi criada pelo Projeto de Resolução nº 6/2014, de autoria da Mesa Diretora, que deu origem à Resolução nº 5/2014.