Escola do Legislativo forma 16 líderes sociais

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h00
09/12/2015 - Ocorreu na terça-feira, 8, a formatura do primeiro curso de Formação de Lideranças Sociais, ministrado por Pedro Gilberto Giehl. O curso é uma parceria da Escola do Legislativo com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Formaram-se 16 participantes, entre servidores da Câmara, da Prefeitura, da Guarda Municipal, além do vereador Enio Brizola (PT) e estagiários da Casa. O conteúdo desenvolvido em 70 horas presenciais e 30 horas de atividades complementares à distância teve como foco o desenvolvimento de líderes que possam protagonizar o empreendedorismo social.

Antes da entrega dos certificados, um painel apresentado pelos participantes de outras duas edições do curso, na Fundação Liberato, trouxe vários temas atuais nos quais o protagonismo social pode representar a diferença como:

- Contexto contemporâneo do Movimento Sindical: desafios e oportunidades;
- As Organizações da Sociedade Civil para a Inclusão Social e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Social: realidades e perspectivas;
- A Questão Palestina e os povos migrantes;
- Movimento Estudantil: realidades e perspectivas futuras;
- O Parlamento e os desafios da democracia e a participação cidadã.

Após o painel, o vereador Enio Brizola (PT), participante do curso, ressaltou a importância de instrumentalizar os protagonistas da transformação social com conhecimento e visão ampla da situação atual, seus antecedentes e as perspectivas futuras.


Finalizando, o diretor da Fundação Liberato, Léo Weber, louvou a iniciativa do Legislativo em proporcionar à população de Novo Hamburgo formação para a cidadania, por meio da Escola do Legislativo. Também convidou a Câmara de Vereadores a participar da Mostratec. Segundo ele, esta será "uma excelente oportunidade de mostrar o trabalho da Câmara para 40 mil visitantes que circulam pela mostra."