Escola do Legislativo é lançada oficialmente

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h00
27/10/2014 – O presidente da Câmara, Naasom Luciano (PT), lançou na tarde desta segunda-feira, 27, a Escola do Legislativo. Ela foi criada pelo Projeto de Resolução nº 6/2014, de autoria da Mesa Diretora, que deu origem à Resolução nº 5/2014, assinada por Naasom e pela diretora da Casa, Fernanda Luft, durante a solenidade. A escola será voltada aos vereadores, servidores e cidadãos. A atividade faz parte da Semana da Câmara.

Estavam presentes o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, o diretor da Abel – Região Sul, Luiz Antonio Costa da Silva, o diretor da Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre, Hélio Panzenhagen, o diretor de Cultura, Formação e Lazer da Assembleia Legislativa, Décio Duarte, e o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa. Além disso, participaram da solenidade os vereadores Sergio Hanich (PMDB), Professor Issur Koch (PP), Antonio Lucas (PDT), Gilberto Koch – Betinho (PT) e Jorge Tatsch (PPS).

Naasom destacou a importância de se ter uma escola ativa, que seja um espaço de diálogo com toda a comunidade. “Novo Hamburgo é referência para a região. Que isso seja um incentivo para os outros municípios. Agradeço aos vereadores que aprovaram essa proposta em duas votações.”

O Poder mais democrático e desconhecido

Madruga, servidor do Senado Federal há 41 anos, fez uma declaração de amor ao Poder Legislativo: “acredito que é realmente o poder mais democrático que existe na República, pois as portas estão sempre abertas para receber os cidadãos”. Segundo ele, com a criação de suas escolas, as câmaras municipais cumprem uma determinação da Constituição Federal. “O servidor treinado rende muito mais e está melhor preparado para atender os cidadãos”, salientou. “Mas a escola tem também um viés externo, o de trazer o cidadão para dentro da Câmara Municipal. Hoje, 95% dos professores do Ensino Fundamental não têm ideia do papel do Poder Legislativo. É a Escola do Legislativo que vai mudar essa realidade.” Madruga destacou ainda que esse desconhecimento se reflete no retrato distorcido que a mídia faz dos parlamentos. “O Poder Legislativo não é uma fábrica, sua produção não se mede pelo número de propostas apresentadas. O Poder Legislativo tem duas missões primordiais: legislar e fiscalizar o Poder Executivo.”

Madruga também frisou que a Câmara de Novo Hamburgo pode fazer parcerias com a escola do Senado, o Instituto Legislativo Brasileiro, da Câmara dos Deputados, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, e das assembleias e câmaras de todo o Brasil. Após sua fala, ele entregou a Naasom um exemplar da Constituição Federal, uma forma simbólica de iniciar o acervo da biblioteca da Câmara.

Saiba mais sobre a Abel aqui: http://www.portalabel.org.br/index.php