Escola Darcy Borges de Castilhos é homenageada por seus 30 anos

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h00
16/04/2014 – A Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Borges de Castilhos foi homenageada na sessão desta quarta-feira, 16, pela passagem dos seus 30 anos. Professores e alunos do 4º e do 5º ano acompanharam a solenidade. O proponente da ação, Gerson Peteffi (PSDB), elogiou a educação dos pequenos, que ficaram quase uma hora bem quietinhos acompanhando a sessão. “É um exemplo de respeito”, frisou o vereador.

Peteffi destacou que a entidade teve como idealizador o ex-prefeito Eugênio Nelson Ritzel, “um cidadão que destacou a educação em seu mandato”. O vereador lembrou ainda que, quando da inauguração, a escola contava apenas com quatro salas de aula. Hoje, são atendidos mais de 300 alunos e, aos sábados e domingos, toda a comunidade pode participar de atividades meio do projeto Escola Aberta.

Raul Cassel (PMDB) apontou que a escola foi criada dentro de uma política de descentralização da educação na cidade. “Gostaria de, em nome da bancada do PMDB, trazer um singelo abraço e cumprimento à toda família escolar, a todos aqueles que se dedicam de alguma forma, como as merendeiras, os membros da associação de pais e, claro, esta juventude.”

Professor Issur Koch (PP) disse que todo professor está de parabéns, pois muitas vezes tem de fazer, além de seu papel, o papel de pai, de mãe, de enfermeiro e de amigo – e não só no local de trabalho. “No final de semana, está se preocupando com o planejamento, com aquele aluno que não tem uma condição muito boa, enfim. Conheço bem a escola e vocês estão de parabéns por resistirem. Aos alunos, deixo o recado: valorizem a escola de vocês.”

Patrícia Beck (PTB) também salientou que todo professor e todo funcionário de escola merecem o parabéns por estarem participando da educação e pensando no futuro. Ela contou que ontem, em sua aula na universidade de Direito, a maioridade penal foi debatida – e os alunos apontaram que a solução para o problema da criminalidade entre os jovens passa pela educação. “Parabéns a todos vocês”, finalizou.

Gilberto Koch – Betinho (PT) ponderou que, ao longo desses 30 anos, a instituição enfrentou muitas dificuldades. O vereador lembrou que foi preciso, por exemplo, convencer a AES Sul a mudar uma linha de alta tensão que passava por cima da escola. Ele apontou ainda que a dupla de cantores Lucas e Felipe estudou lá.

Roger Corrêa (PCdoB) disse ter uma relação muito próxima com a escola pública, pois sempre estudou na rede e sua mãe era merendeira. “E o Darcy teve uma importância grande na minha infância e na minha adolescência pela proximidade geográfica. Muitos familiares e amigos estudavam ali.”

O presidente Naasom Luciano (PT) destacou que as crianças são o futuro do País. “Desejamos muito sucesso para vocês. No que depender desta Casa, contem com nosso apoio.”

O suplente Ricardo Ritter – Ica (PDT) apontou que nas escolas municipais também se desenvolvem atletas que representam a cidade nas competições. Ele lembrou ainda do tempo em que as professoras tinham mais autoridade com os alunos. “A juventude precisa ter muito mais respeito pelos professores. Assim teremos um país de primeiro mundo, com muito mais qualidade. Hoje, os professores também são heróis.”

Após as falas dos vereadores, Peteffi entregou uma placa comemorativa à coordenadora pedagógica Rosângela Driemeyer de Oliveira e à professora Maria Gorete Peixoto. Por fim, Maria Gorete agradeceu a homenagem. “Somos uma instituição que há 30 anos prima pela qualidade de ensino. Ensino que ultrapassa letras e números. Queremos mais: almejamos cidadãos que conhecem seus direitos e deverem. E que tenham uma visão de futuro.” Ela salientou a formação dos professores, muitos com pós-graduação e mestrado, e também a dedicação dos funcionários. Segundo ela, a leitura de livros, revistas e jornais, além do debate sobre questões ambientais, ajuda a formar crianças com pensamento crítico.