Escola Conquistadora é homenageada pelos seus 10 anos
Ao ocupar a tribuna, Issur lembrou a importância da escola na formação qualificada de centenas e centenas de estudantes que tiveram oportunidade de voltar a estudar graças à instituição de ensino. Parabenizou o trabalho de Teca, como é conhecida a diretora, e de todos que fazem parte de sua equipe. O parlamentar citou a sua experiência pessoal, lembrando que estudou Pedagogia na Conquistadora ao lado de muitos professores com 20 anos de sala de aula, que tinham só o magistério e que voltaram a se qualificar. Conforme o vereador, em 2007 a instituição começou a receber cursos de ensino à distância (EAD), oportunizando o acesso à educação àqueles que não tinham condições de assistir às aulas convencionais. “Lá os alunos não são números”, acrescentando a importância também do Projeto Vida, desenvolvido pela instituição e que atende 80 crianças, e dos EJAs de ensino fundamental e médio. Com o auxílio do gabinete do vereador, foi elaborado um vídeo com o relato de vários funcionários da escola, que foi exibido durante a sessão.
Roger Corrêa (PCdoB), que falou em nome da bancada do PPS e do PCdoB, trouxe ao Plenário números mostrando que nos últimos 10 anos, no Brasil, a quantidade de pessoas que chegam à universidade subiu de três para sete milhões. O vereador destacou que a Escola Conquistadora está entre as instituições de ensino que democratizaram o acesso ao ensino superior. “Mais do que parabéns eu quero dizer muito obrigado”, finalizou.
Fufa Azevedo (PT) ressaltou que a equipe que compõe a Escola Conquistadora vem espalhando uma série de bons exemplos, que nem parecem apenas 10 anos visto a quantidade de ações realizadas. Ele mencionou que o Projeto Vida não é compulsório: “vocês fazem porque está no coração de vocês”, disse Fufa, ex-aluno no curso de Gestão Pública.
Raul Cassel (PMDB) relatou que presenciou a criação da escola, participando inclusive da aula-inaugural. “Hoje, diante de 10 anos de trabalho, desejo que continuem na vanguarda, na busca de novas alternativas." De acordo com o vereador, o desenvolvimento de uma cidade tem que se dar em parceria com a academia, buscando alternativas de fortalecimento do Município e de exploração de suas potencialidades.
Patrícia Beck (PTB) disse que não conhecia a fundo a escola, mas que em virtude dos elogios e parabenizações iria buscar mais informações sobre o trabalho realizado pela instituição. Destacou que visivelmente a equipe da escola dedica amor ao seu ofício e, por isso, o sucesso do trabalho.
Ao ocupar a tribuna, Teca, uma das precursoras na defesa da tese de educação à distância no Brasil, informou que 20 mil pessoas foram formadas só na região na Escola Conquistadora. A diretora pediu o apoio dos vereadores para divulgar o EJA Fundamental, que é oferecido na escola gratuitamente.
Teca informou ainda aos presentes que nos concursos públicos os alunos da Conquistadora têm sido os primeiros nas listas de aprovação. Ela destacou que o conhecimento armazenado tanto na mente quanto nos arquivos de computador não serve para nada se não for para transformar o mundo. Contou que por três vezes foi presa na época da ditadura, e que ainda são necessárias muitas lutas para que a democracia seja completa, citando o fim do voto obrigatório.
Cristiano Coller (PDT), aluno do curso de Gestão Pública, e o presidente da Câmara, Naasom Luciano (PT), também parabenizaram o trabalho desenvolvido pela escola. Ao mencionar o reflexo positivo do trabalho realizado pela instituição de ensino na comunidade, Naasom afirmou que o Legislativo se sentia lisonjeado de poder prestar essa homenagem.
Histórico da Escola Conquistadora
A Escola Conquistadora iniciou sua trajetória em 2007, com sede própria e estrutura para atender os alunos, mas calcada de uma experiência em educação à distância que iniciou em 2004 onde o ensino à distância cresceu 213% no Brasil.
A diretora da Escola, Tereza Dela Pace, iniciou o trabalho em 2002 com turmas pulverizadas nos municípios da região. Para Tereza, os alunos estavam dedicados e focados na sua formação, mas sentimos a preocupação deles para com a qualidade do ensino. Realizamos avaliações e pesquisas realizadas pela Ulbra e comprovamos a qualidade de ensino que estávamos oferecendo. A Conquistadora tem a certeza que formou profissionais competentes.
A escola foi idealizada e vem sendo dirigida por Tereza Dela Pace, a qual sempre acreditou na democratização da informação e sempre sonhou em dar oportunidade e acesso ao ensino superior para aqueles que não têm condições financeiras de pagar os estudos presenciais. Confira mais informações sobre a Escola Conquistadora.