Escola Ana Néri é homenageada por seus 55 anos

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h00
16/03/2016 – A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Néri foi homenageada na sessão desta quarta-feira, 16, por seus 55 anos de atividades. O proponente da ação, Professor Issur Koch (PP), destacou que uma escola é formada por estudantes e professores – e também por servidores e pais que se dedicam ao local. O vereador disse ainda que a instituição vem crescendo bastante nos últimos anos, mas precisa, como todas, de uma atenção especial do poder público.

Enio Brizola (PT) ponderou que ensinar é uma atividade que envolve amor. “A educação é libertadora, por isso desejo que esses 55 anos sejam multiplicados por muitos mais.” Patrícia Beck (PPS) frisou que é preciso investir mais em escolas, mesmo considerando todo o empenho de professores, funcionários e alunos.

A diretora, Liliane Matos Deolindo, disse que a escola começou com apenas duas salas de aula e, hoje, conta com 10, nas quais atende 290 alunos vindos dos mais diversos bairros de Novo Hamburgo. Ela explicou também que Ana Néri foi a primeira enfermeira brasileira, trabalhando com dedicação, zelo e carinho na guerra do Paraguai.

Renato Hanower, pai de uma aluna, contou que estudou na Ana Néri nos anos 70. “Como eu nasci e me criei no bairro Jardim Mauá, faço parte dessa comunidade escolar com muito orgulho.”

Marido de uma professora – agora aposentada – e pai de um aluno, Francisco Koller, o idealizador do hino da escola, cantou a sua composição da tribuna. “É baseado na biografia da enfermeira Ana Néri e na história de Novo Hamburgo.”

A aluna Julia Machado explicou a bandeira da escola, idealizada pela professora Anneliese Becker. “Ela representa alunos debruçados no chão da biblioteca lendo livros sobre o planeta terra.”

O aluno Alexander Motta leu um texto que escreveu sobre a sua vida na escola. “Vou sentir saudades. Passamos por muitos professores legais e atenciosos, e aprendemos muito com eles.”

Por fim, Daniela Heidrich, representando a secretaria de Educação, disse que deseja aos alunos uma vida feliz, além de professores comprometidos com a educação. “Que essa comunidade cresça cada vez mais.”

Casa cheia

Alunos do 7º ano acompanharam a solenidade. Também estavam na sessão as professoras Cristiane Brodbeck, Ana Paula Ferraz, o apoiador de inclusão Jerônimo Cardoso do Nascimento e a coordenadora pedagógica Marion de Oliveira, entre outros.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh