Gabinete: Enio Brizola participa de audiência sobre Movimento Univales

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h00
26/05/2015 - O vereador Enio Brizola (PT) participou na segunda-feira, 25, da audiência pública sobre o Movimento Univales, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por meio da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Essa iniciativa visa a juntar esforços para garantir uma Universidade Pública Federal nos Vales do Sinos, Caí, Paranhana e Serra. O parlamentar aplaudiu o encontro e colocou o mandato à disposição para colaborar nessa luta, que julga justa e de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico da região. No evento, foram debatidos a demanda e o formato da universidade que se almeja.

O movimento pela implantação da Universidade dos Vales surgiu na esteira da política de ampliação e descentralização do ensino público federal. Segundo Brizola, um dado significativo trazido aos debates durante o evento é o fato de que 18 das 63 universidades federais foram implantadas nos últimos 10 anos. Um exemplo é a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que, criada em 2008, disponibiliza hoje 2,8 mil vagas anuais em 66 cursos. A instituição conta ainda com 31 cursos de especialização, 11 de mestrado e 2 de doutorado, em 11 campi espalhados pelo pampa gaúcho.

Foram apresentados dados técnicos sobre a realidade das regiões que atualmente possuem, juntas, em torno de 3 milhões de habitantes (27,9% da população total do RS), e que são responsáveis pelo segundo maior PIB do Estado, mas, menos de 8% da sua população tem acesso à universidade. Durante o encontro, os debatedores analisaram que as regiões apresentam problemas estruturais e que seria de suma importância a formação de mão de obra especializada para atender as demandas desse mercado, justificando assim a implantação da Univales.

Ainda foi debatida a coleta de assinaturas para abaixo-assinado que será entregue à Presidência da República, solicitando a criação da Universidade. Na ocasião, o professor  Pedro Roque Giehl, responsável pelo Movimento, anunciou que as assinaturas já somam quase cem mil.

*Matéria enviada pelo gabinete do vereador Enio Brizola.